Defensores públicos são eleitos deputados estaduais

O defensor público Oleno Matos (PDT) e a defensora Lenir Rodrigues (PPS) foram eleitos deputados estaduais em Roraima. Matos obteve 4.924 votos (2,01%) e Rodrigues 3.337 (1,36%) dos votos válidos.

Esta foi a primeira vez que Oleno Matos concorreu a um cargo do legislativo. Ele foi defensor público-geral de Roraima no período de 2007 a 2011, e atualmente ocupava o cargo de subdefensor geral.

"Conseguimos esse resultado com muita honestidade e ousadia. Fizemos uma campanha humilde, sem estrutura e a sociedade mostrou que quer pessoas diferentes na Assembleia. No que se refere à Defensoria Pública pretendo lutar pela ampliação do atendimento à população, e isso passa por mais orçamento e estrutura.”


A defensora Lenir Rodrigues estava afastada da DPE desde abril de 2001, quando assumiu a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos. Ela retornou à DPE em janeiro de 2014, e se afastou novamente para concorrer ao pleito.

“No que se refere à Defensoria, vou lutar por um orçamento justo. É preciso que os Termos Judiciários (localidades abrangidas por determinadas comarcas. Exemplo, Cantá é Termo Judiciário da comarca de Boa Vista) das comarcas no interior do Estado tenham uma estrutura mínima de atendimento à População”.

Perfil

Defensor Público Oleno MatosOleno Matos
é natural de Teresina (PI). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima. Ele ingressou na Defensoria Pública do Estado de Roraima, por meio de concurso público, realizado em 2002.

Em julho de 2007, encabeçou lista tríplice eleita pela categoria para a escolha do defensor público-geral, cargo para o qual foi nomeado para conduzir a Defensoria no biênio 2007-2009. Ao final do primeiro mandato foi novamente reconduzido para o biênio 2009-2011. Atualmente exercia o cargo de subdefensor público-geral.

 

 

Lenir RodriguesLenir Rodrigues é natural de Boa Vista (RR). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Roraima. Ela ingressou na Defensoria Pública do Estado de Roraima, por meio de concurso público, realizado em 2002.

Lenir foi a primeira presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Roraima (Adper), em 2002, e a primeira defensora efetiva a ocupar o cargo de defensora pública-geral do Estado.

Top