MULHER NA POLÍTICA Mulheres debatem sobre o empoderamento feminino na política

Encontro reúne vários segmentos nesta sexta, 24, na Defensoria

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade, especialmente as mulheres, do Poder que elas têm no cenário político, a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa promove o 1º Encontro de Empoderamento da Mulher na Política, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE). O Encontro acontece nesta amanhã, sexta-feira, 24, a partir das 8h30, no auditório da DPE, na Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro

Cerca de 20 mulheres, que atuam no campo político e no controle social, estarão reunidas debatendo com a sociedade diversos temas pertinentes aos direitos das mulheres. O encontro é aberto, mulheres interessadas pelo assunto são convidadas.

Serão 4 mesas compostas por empresárias, deputadas estaduais e federais, vereadoras, defensoras públicas e agentes de saúde.  O primeiro versa sobre a ‘igualdade para mulheres nos espaços de Poder. Em seguida, ‘Desigualdades: racismo, sexismo e gênero’. Os dois últimos serão sobre ‘Políticas públicas x políticas partidárias’ e ‘Fortalecimento e participação da mulher nos espaços de Poder’.

De acordo com a procuradora da Procuradora Especial da Mulher, Lenir Rodrigues, o encontro é voltado para as mulheres, com a objetivo de incentivar as ouvintes a saírem da sua zona de conforto e encarar o cenário político.

“Deputadas federais, deputadas estaduais e vereadoras farão relatos e reflexões sobre suas experiências no poder legislativo e militantes feministas relatarão suas ações para viabilizar o acesso das mulheres aos espaços de poder. Um grande encontro de mulheres de destaque no estado. Todas juntas debatendo sobre o empoderamento feminino na política”, explicou.

Segundo o defensor público-geral, Stélio Dener, essa é uma forma de fazer com que as mulheres que estão no poder contem sobre a sua realidade. “A intensão é aumentar a representatividade da mulher na política. Ao final, será implantado um núcleo de empoderamento da mulher”, mencionou. 

A coordenadora do núcleo de empoderamento da mulher, Brunnas Houssens, convida todas as mulheres a prestigiar o evento. “As mulheres que quiserem fazer um diferencial na sociedade e não sabem como iniciar, poderão se inspirar com outras mulheres que já estão no poder a muito tempo”, ponderou.

PRESENÇA CONFIRMADA: deputadas estaduais Lenir Rodrigues, Catarina Guerra, Bethânia Medeiros, Tayla Peres, Aurelina Medeiros,  Ângela Águida, Ione Pedroso; deputada federal de RR Shéridan Oliveira;  deputada estadual de Vitória, Janete de Sá; vereadora Magnólia Rocha; defensoras públicas Terezinha Muniz, Jeane Xaud e Tatyane Costa; presidente da Unegro Glória Rodrigues; coronel Bombeiro Militar Vanísia de Sousa; coordenadora-geral da União das mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira, Telma Taurepang; coordenadora do CRSM Marília Pinto; e coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Graça Policarpo.

 

ASCOM DPE 

 

Top