MEDIAR ZAP: Câmara de Conciliação da Defensoria fará mediação via Whatsapp

Por conta do Covid-19usuários terão atendimentos à distância

Com a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarando estado de pandemia provocada pelo COVID-19 (Coronavírus), a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da DPE (Defensoria Pública do Estado) adotou atendimento aos usuários via Whatsapp, projeto chamado MediarZap. As mediações, a partir de agora, serão realizadas por meio de grupos no aplicativo, entre as partes envolvidas e a Defensoria Pública.

Seguindo as determinações do TJRR (Tribunal de Justiça do Estado) e a DPE de suspensão dos atendimentos presenciais e a necessidade de continuidade dos serviços prestados pela Defensoria, foi pensando em uma alternativa de atendimento virtual. Caso a parte aceite participar da mediação, será criado um grupo com as partes envolvidas e o mediador designado pela Defensoria. Todo o procedimento, mensagens, vídeos, serão anexados ao processo no sistema Projudi (Processo Eletrônico do Judiciário do Roraima).

“Em meio à crise de atendimento por conta do vírus, com base na situação de pandemia por conta do coronavirus, nos obrigou a pensar em novas formas de atender para não deixar as necessidades dos usuários sem serem atendidas. O MediarZap é uma ferramenta nova que a Defensoria está passando a utilizar por conta da crise. A ideia é fazer uma mediação on-line ou virtual, onde as partes e o mediador estarão em suas casas e as mediações feitas através de grupos de Whatsapp, criados para esse fim”, comentou a defensora pública titular da Câmara, Elceni Diogo.  

De acordo com a defensora pública, a partir de agora ou enquanto durar essa situação de pandemia, o atendimento será feito nesse formato. “Os atendimentos serão feitos pela câmara de conciliação, foram criados cinco equipes com os mediadores e os servidores da Defensoria, que estão nesses grupos fazendo a mediação”, declarou a defensora.  

A titular da Câmara de Conciliação acredita que com a utilização dessa ferramenta nova, logo não terá nem divisas e nem fronteiras, possibilitando o atendimento alcançar mais pessoas e ser realizado de forma muito mais célere e eficaz.

Contudo, a defensora se preocupa que as pessoas não acreditem na iniciativa por conta dos golpes por Whatsapp. “Nossa grande preocupação é em dar credibilidade ao trabalho, explicar para a população que esse é um serviço oferecido pela Defensoria Pública, um serviço novo, mas é um serviço da Defensoria. Portanto, fique atento aos números do Mediar Zap, e a campanha de divulgação estará no nosso site institucional”, explicou Elceni.

TELEFONES DO MEDIAR ZAP: 99163-1011; 991641012; 99130-1013; 991731014; e 991675951.

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