Defensores públicos-gerais visitam econúcleos da Defensoria maranhense

O defensor-geral do Estado do Maranhão, Alberto Pessoa Bastos, apresentou dois núcleos ecológicos (econúcleos) da Defensoria Pública estadual (DPE/MA) para defensores públicos-gerais de outros estados, nesta sexta-feira (20). As unidades visitadas foram as da Zona Rural e do Itaqui-Bacanga, regiões de grande adensamento populacional da capital maranhense e que possuem grande índice de violação de direitos e escassez de políticas públicas.

Os gestores estavam na capital maranhense, participando, na última quinta-feira (19), da 53ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais. Então, aproveitaram a oportunidade para conhecer ideias inovadoras, que possibilitem o fortalecimento e ampliação dos serviços das DPE’s em seus respectivos estados.

Na ocasião, Alberto Bastos destacou os aspectos positivos das unidades, dentre eles, a economicidade e a sustentabilidade, além da responsabilidade social. “São muitas vantagens para a administração pública, ainda mais em tempos de crise econômica, financeira e social. Estamos satisfeitos com o resultado para a sociedade e, também, com a impressão positiva que os colegas estão levando consigo, inclusive pensando em adotar a iniciativa para garantir mais acesso à Justiça para a população mais vulnerável em suas federações”, declarou.

Os econúcleos possibilitam a interiorização dos serviços da Defensoria com uma redução considerável nos custos. Além de 60% mais econômica que uma obra de alvenaria nos mesmos moldes, a instalação de um econúcleo também é concluída com mais rapidez, em torno de 90 dias, e mais limpa, uma vez que produz cerca de 60% menos resíduos sólidos. Essas unidades são dotadas de placas solares, que garantem a autossuficiência de energia do imóvel.

“Todos nós ficamos impressionados com a estrutura destas unidades. Observamos o conforto, a versatilidade e praticidade do núcleo para os defensores e servidores desempenharem suas atividades e, sobretudo, para os assistidos que podem contar com uma excelente prestação de serviços. Deixamos nossos parabéns pela ideia inovadora da gestão maranhense, pelo respeito ao erário público, ao meio ambiente e à sociedade como um todo”, destacou a presidente do Condege, a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal.

Além de Alberto Bastos e Estellamaris Postal, também participaram das visitas às unidades da Defensoria maranhense os defensores-gerais Florisvaldo Fiorentino Júnior, de São Paulo; Eduardo Abraão, do Paraná; Rafson Saraiva Ximenes, da Bahia; além do subdefensor Oleno Matos, de Roraima; e do defensor público titular do Econúcleo do Itaqui, Carlos Eduardo Rebouças

 

MATÉRIA COMPLETA CLIQUE AQUI

 

 

Top