SAÚDE PÚBLICA: Roda de conversa discute a Defensoria como instrumento de acesso à saúde

O projeto foi desenvolvido pela DESP em conjunto com a Esdep

Defensora Inajá Maduro: “Servirá para capacitação e conscientização sobre o direito à saúde e os canais de acesso em caso de violação deste direito”

(FOTO: ASCOM/DPE)

No Dia Nacional da Saúde, lembrado anualmente no dia 05 de agosto, a DESP (Defensoria Especializada da Saúde Pública) da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) realiza, para integrantes da Organização não Governamental Word Vision (Visão Mundial Brasil), uma roda de conversa com o tema “Defensoria Pública como instrumento de acesso à saúde”. O encontro acontece no auditório da Esdep (Escola Superior da DPE), parceira na atividade, das 8h30 às 10h30.

A roda de conversa, projeto desenvolvido pela DESP, sob a coordenação da defensora pública Inajá Maduro e em cooperação com a Esdep, tem o objetivo de contribuir com a orientação da população com relação ao acesso à saúde como direito universal, além de instruir sobre os mecanismos judiciais e extrajudiciais, principalmente na resolução de conflitos na área de saúde. O evento também aborda a interface Defensoria Pública e direito à saúde, notadamente na concretização deste direito por meio da atuação institucional.

Segundo a mediadora da conversa, defensora Inajá Maduro, a roda servirá para capacitação e conscientização sobre o direito à saúde e os canais de acesso em caso de violação deste direito. “Considerando as características institucionais da Defensoria de Roraima, seus objetivos e funções institucionais, esta roda de conversa se justifica na medida em que se propõe contribuir com a conscientização sobre o acesso à saúde como direito universal e igualitário, que merece especial atenção em caso de violação”, complementou.  

A coordenadora de Projeto da “Word Vision”, Barbara Gil, será um dos 20 integrantes da entidade que estará na roda de conversa. Ela informou que a intenção do grupo é tornar-se multiplicadores de informação, porque eles têm contato diário com os beneficiários migrantes e refugiados. “Essa capacitação contribuirá para entendermos melhor o fluxo de atendimento da Defensoria e, assim, multiplicar essa informação com qualidade para os beneficiários do projeto”, informou.

Serviço

O que: Roda de conversa com o tema “Defensoria Pública como instrumento de acesso à saúde”

Quando: 05 de agosto, das 8h30 às 10h30

Local: Esdep (Escola Superior da DPE-RR)

Endereço: Rua Coronel Pinto, n° 48 – Centro

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615 / 991181698 

Top