XIII CONADEP: Palestra sobre direito sistêmico e constelações familiares encerra atividades desta 5ª

O juiz de direito do Tribunal de Justiça da Bahia Sami Storch encerrou as atividades desta quinta-feira (16) do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos com a palestra “Direito Sistêmico e Constelações Familiares”. O painel aconteceu no Salão Cascaes do resort do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

Sami Storch é precursor da constelação familiar no Poder Judiciário. Em 2007, ele começou a utilizar a técnica em seus processos e, desde 2012, vem realizando palestras vivenciais de Constelação Familiar como procedimento prévio às audiências conciliatórias na Vara de Família, e na Vara Criminal e de Infância e Juventude.

A constelação familiar é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica, com indivíduos ou um grupo que se une para formar um inconsciente coletivo e solucionar emaranhados de relacionamentos, que às vezes, estão vinculados ao passado daquele paciente. O método abrange quatro áreas: familiar, empresarial, escolar e, agora, o jurídico. Durante o processo de constelação o mediador, chamado de “constelador”, faz observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

Ao mencionar e relacionar a Defensoria Pública ao direito sistêmico, Storch fala do perfil da Instituição que dá voz aos excluídos. "A Defensoria Pública tem muito contato com os excluídos e quando falamos em direito sistêmico e as constelações essa relação é muito forte, pois ambas têm trazem a lei do pertencimento. Em um sistema, todos têm o mesmo direito de pertencer. Nesse sistema não tem julgamento. Não tem o melhor e nem o pior. Ele tem o direito de pertencer", aponta.

O psicólogo Paulo Pimont começou a sua fala desmitificando que o direito sistêmico e as constelações sejam uma terapia. Segundo ele, as técnicas são encontros que têm o objetivo a solução de conflitos.

Para o defensor público de Roraima, Frederico Leão, a participação da DPE-RR no Conadep contribuirá sobremaneira com atuação institucional, sobretudo na área dos direitos humanos. “A partir da troca de informações com colegas de todo o país, queremos levar experiências exitosas, vivenciadas em outros estados, a Roraima”, ressaltou.

          O painel teve a participação das defensoras públicas Larissa Gazzaneo (SC) e Andrea Melo (PI), presidente de mesa e relatora, respectivamente

Sobre o XIII CONADEP: O XIII CONADEP terá seu encerramento oficial nesta sexta-feira (17). Iniciativa da ANADEP e da Associação dos Defensores Públicos do Estado de Santa Catarina (ADEPESC), a edição deste ano tem como tema central “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade". O Congresso é o maior evento da Defensoria Pública brasileira.

Top