DIÁLOGO NA SALA DE ESPERA Psicóloga dá dicas de como manter autoestima a assistidos da DPE

As palestras ocorrerão todas as segundas e terças-feiras na DPE

Os assistidos da Defensoria Pública do Estado (DPE) receberam na manhã de hoje (19), palestra sobre autoestima, que faz parte do projeto Diálogo na Sala de Espera, ocorrida no hall de atendimento da sede, e foi ministrada pela psicóloga Jane Meire, da Procuradoria Especial da Mulher.

Segundo a palestrante, a importância de manter a autoestima elevada não é apenas uma questão de amor próprio, mas também de saúde. “Ter uma baixa autoestima é prejudicial na vida da pessoa, como também em seus relacionamentos afetivos, familiares, profissionais, entre outros. Além disso, pode afetar também a saúde mental, por meio de doenças como ansiedade e depressão”, explicou Jane

“A autoestima não depende apenas de nós mesmo, mas do outro. Nisso as mulheres são as mais afetadas, porque muitas vezes esperam de seus companheiros elogios, que nem sempre ouvem. Por isso, é sempre importante trabalhar em si a autoestima com pequenas atitudes diárias”, disse.

Jane orienta à mulher, que ao acordar se olhe no espelho e digam: “Como estou linda”, e depois reflita: “o que posso fazer para ser mais feliz?”.

Para o assistido da DPE, Cristian Fischborm, as informações foram de extrema relevância, e frisa que irá trabalhar as técnicas com a esposa. “Eu não esperava ter uma palestra dessa aqui na Defensoria. Queria que minha esposa estivesse para ouvir, pois ela tem a autoestima baixa. Ela faz acompanhamento com psicóloga, mas sei que ouvindo de mim vai ser ainda melhor, e vou deixá-la feliz”, comentou.

Já a dona de casa Érica Cristina Gomes, conta que tudo o que foi dito pela psicóloga condiz com o que está vivendo. “Eu não tenho com quem conversar, meus filhos casaram e saíram de casa. Não tenho de quem ouvir elogios, como ela disse. E também estou na menopausa, os hormônios me deixam inchada e com os sentimentos confusos, o que contribui para a baixa autoestima. Mas vou exercitar todo dia as dicas e aprender a me amar mais”, contou esperançosa

O assessor especial da Defensoria, Celson Figueiredo, relata que o objetivo do projeto é levar educação em direito e saúde. “A DPE tem trabalhado não apenas na área jurisdicional, resolvendo conflitos, como também tem atuado junto com a Procuradoria Especial da Mulher para levar informações sobre diversos temas, para assim melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Amanhã (20) o tema abordado será o mesmo - autoestima-, já que o público difere a cada dia. E nos dias 26 e 27 deste mês o tema será ‘Prevenção ao Suicídio’, e será ministrado pela psicóloga Elizabeth Brito. As palestras ocorrem todas as segundas e terças-feiras, das 8h às 8h30, na sede da DPE, localizada na Av. Sebastião Diniz, 1165-Centro.

 

ASCOM DPE-RR

Top