DIREITO DA CRIANÇA: Unidade Interligada de Serviço de Registro Civil é inaugurada

Na solenidade, estavam governo do Estado, Defensoria e demais parceiros

A Unidade Interligada de Serviço de Registro Civil Enfermeira Zélia Lopes Dias, no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) foi inaugurado namanhã dessa segunda-feira, 25.   

A solenidade contou com as presenças da governadora Suely Campos, da defensora pública-geral do Estado, Terezinha Muniz, dos tabeliães Daniel Aquino e Joziel Loureiro, da deputada estadual Angela Águida Portela, além de servidores da Secretaria Estadual de Saúde e do HMI.

Com objetivo de combater o sub-registro, que é o conjunto de nascimentos não registrados, a Unidade Interligada vai garantir o direito da criança em ter um registro pleno, com o nome dos pais.  

De acordo com a defensora pública-geral, Terezinha Muniz, a Defensoria está cumprindo sua missão institucional. “Esse é o nosso primeiro atendimento descentralizado da Defensoria Pública, aqui [maternidade] estaremos oferecendo assistência jurídica, ajuizamento de ações e educação em direitos. Estamos cumprido um dos nossos principais papeis institucionais”, afirmou.  

A governadora do estado, Suely Campos, falou sobre a sociedade ser a maior beneficiada com as parcerias. “A Unidade Interligada de Serviço de Registro Civil representa neste momento, mais um importante instrumento de cidadania em que o maior beneficiado é o povo”.

O tabelião Joziel Loureiro reforçou o resultado do trabalho em parceria. “Quando as instituições trabalham juntas, nós conseguimos encontrar soluções para melhorar a vida da sociedade”, ressaltou.

Com a inauguração, uma equipe de servidores já está a serviço da sociedade e já foi possível fazer o primeiro registro de nascimento realizado pela Unidade Interligada.

O pai Francimar Gonçalves contou a experiência de poder realizar o registro da sua filha recém-nascida ainda dentro da Maternidade.

“É uma satisfação muito grande de ver mais esse empenho do Governo e demais parceiros de colocar um cartório dentro da Maternidade, que é uma comodidade a mais para os pais que saem daqui já debilitados e ainda precisam se deslocar até um cartório. Para mim todos estão de parabéns pela iniciativa”, disse o pai da registrada.  

A Unidade Interligada de Serviço de Registro Civil Enfermeira Zélia Lopes Dias funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial e os serviços oferecidos são inteiramente gratuitos a mães internas do HMI. 

FOTOS: SECOM

ASCOM DPE (095) 3623-1615

Top