CONCURSO DE REDAÇÃO Reeducandos podem se inscrever em concurso de redação

O envio da redação pode ser feito até dia 12 de outubro

Para discutir dentro de escolas temáticas ligadas aos direitos humanos, a Defensoria Pública da União, com o apoio da Defensoria Pública do estado (DPE) lançou o 4° Concurso de Redação com o tema “Promoção dos direitos humanos e garantia do acesso à Justiça”. O envio da redação será até dia 12 de outubro, por meio do endereço eletrônico (www.dpu.gov.br/concursoderedação).

Podem participar alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA); adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade, desde que devidamente matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico, bem como todos os internos das penitenciárias federais.

As redações serão divididas em cinco categorias: Redação I: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental; Redação II: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na modalidade Regular e Ensino Técnico e alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) seriado – do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; Redação III: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação; Redação IV: alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do EJA – Educação de Jovens e Adultos, em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro; e Redação V: pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena junto ao Sistema Penitenciário Federal do país.

Há ainda a categoria Escola, que premiará estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização junto à comunidade escolar local em torno do tema do concurso.

PREMIAÇÃO: Os primeiros colocados em cada categoria receberão como prêmio um tablet. Além disso, o vencedor nacional e seu representante legal, se for o caso, serão convidados a comparecer à cerimônia de encerramento do 4º Concurso de Redação, a ser realizada em Brasília (DF).

Já os professores das escolas que orientarem as redações dos alunos vencedores serão agraciados com uma placa de homenagem. Além disso, a Defensoria Pública da União encaminhará aos gestores da área de educação dos estados participantes um Certificado de Honra ao Mérito pelo apoio administrativo.

Na categoria Escola, serão premiados os três estabelecimentos de ensino da rede pública que melhor realizarem o Plano de Mobilização Escolar. Os vencedores receberão certificado de premiação e reconhecimento emitido pela DPU e um prêmio no valor de R$ 10 mil, a ser aplicado em equipamentos em proveito dos alunos.

Na premiação do concurso anterior a Defensoria Pública do Estado de Roraima foi palco da entrega de um tablet a reeducanda vencedora que ganhou na modalidade EJA.

 

ASCOM DPE

Top