NA SALA DE AULA: Defensoria Pública lança projetos em escolas públicas

O objetivo é estimular a resolução de conflitos no ambiente escolar 

Os alunos das escolas públicas estaduais da capital contarão com dois projetos da Defensoria Pública do Estado (DPE): o Descomplica e o Diálogos na Sala de Aula, a partir do dia 17 deste mês. As primeiras escolas serão escola Estadual Fagundes Varela, no Nova Cidade e a Escola Estadual Buritis, no bairro homônimo.

Para maior efetivação do projeto no ambiente escolar, haverá neste sábado (15), uma oficina de mediação, com os gestores, professores e orientadores pedagógicos, das 8h às 13h, na escola Fagundes Varela. Os integrantes do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPE, a defensora pública Elceni Diogo, juntamente com assistentes sociais e psicólogos vão ministrar a oficina.

O projeto Diálogo na Sala de aula pretende levar informação e educação em direitos aos estudantes, como por exemplo, direito à educação, esporte e lazer, e será desenvolvido para alunos do 6° ano.

Já o “Descomplica: estimulando a Mediação de Conflitos na Escola”, visa apresentar métodos e técnicas de resolução de conflitos, pautados no estímulo da cultura de paz na sociedade, tais como: mediação, conciliação e arbitragem, e será trabalhado com alunos do 8° ano do ensino fundamental, que exerçam atitudes de liderança e na rotina escolar, estes serão previamente escolhidos pelos professores.

PROGRAMAÇÃO - Na segunda-feira (17), será trabalhado o Diálogo na Sala de Aula, na Escola Buritis. Nos dias 18,19 e 20 de setembro é a vez das turmas receberem o projeto Descomplica. A Escola Fagundes Varela recebe a equipe do CAM nos dias 25, 26 e 27 com o projeto Descomplica .

Conforme a defensora pública, Elceni Diogo, os projetos funcionarão de forma lúdica e haverá entrega de certificado aos alunos. “Essa é uma maneira de aproximar a comunidade da Defensoria, e também de prevenir conflitos nas escolas. Trabalharemos buscando uma comunicação de fácil entendimento dos alunos e ao final eles serão certificados”, declarou.

              

ASCOM DPE(095) 3623-1615

Top