EMPATIA Com projeto da Defensoria, aluna ganha bicicleta para ir à escola

Os próprios alunos decidiram entre si quem deveria ser premiada

A segunda escola estadual a receber o projeto Descomplica: estimulando a mediação de conflitos da Defensoria Pública do Estado (DPE), foi a Fagundes Varela, situada no bairro Nova Cidade. Nos três dias de oficina, os 30 alunos participaram assiduamente,  e no encerramento  receberam o certificado de mediadores de conflitos. O ponto alto durante a cerimônia de encerramento, foi a entrega de um bicicleta para uma das alunas.

A estudante Vitória Gabrielly da Silva, de 13 anos, beneficia com  o meio de transporte, na cor vermelha, caminha em torno de uma hora e meia todos os dias, entre a sua casa no bairro Pérola 5 até a escola no bairro Nova Cidade.

“Tenho que sair de casa meio dia, para não chegar atrasada na aula. Pois, antes ainda deixo meus dois irmãos de 5 e 8 anos no colégio, e depois sigo para a Fagundes Varela. To muito feliz, não imaginava ganhar esse presente tão maravilhoso. Com certeza vai ajudar muito até para eu levar meus irmãos”, frisou Vitória com um largo sorriso no rosto.

A defensora Elceni Diogo explicou o que a motivou a presentar a aluna e como ocorreu a escolha entre os alunos. “Fizemos uma dinâmica com 3 grupos, e combinamos que iriam definir em cada grupo, uma pessoa que tivesse a maior dificuldade para chegar na escola, a distancia maior e falta de locomoção. Após a escolha de três alunos, definiram qual teria a maior dificuldade, apresentaram isso para os demais e disseram qual seria a forma de resolver esse problema. Então escolheram a Vitória”, relatou.

Ela ainda falou da alegria de poder contribuir na vida da aluna. “Ver a alegria dela, e também como os alunos foram sensatos na hora da escolha, e como absorveram os conhecimentos que repassamos é a melhor retribuição”, disse emocionada.

Na ocasião, esteve presente o subdefensor público-geral, Stélio Dener, o defensor público Ronnie Gabriel, juntamente com a equipe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), os membros do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) que é composto pela defensora pública Elceni Diogo, os psicólogos da DPE Dellyane Torres e Ed’ Luiz Chaves, além das assistentes sociais Tassiana Portela e Adilma Melo, gestores da escola, representantes da Secretaria de Educação do Estado e familiares dos alunos.

 

Galeria de imagens: CLIQUE AQUI

 

ASCOM/DPE 

Top