LEITOR DO AMANHÃ Crianças e idosos fazem ciranda de leitura e contação de história

Projeto-piloto da Defensoria levou alegria para usuários do CRAS Nova Cidade

Na manhã de hoje (17), crianças e idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nova Cidade participaram do projeto Ciranda de Leitura: Leitor do amanhã da Defensoria Pública do Estado (DPE). A atividade literária contou com apresentação teatral e contação de lendas e histórias infantis.

Ainda é um projeto-piloto que será aplicado este ano, no intuito de chegar 2019 com força total e atingir o maior número de CRAS da capital. Os integrantes do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPE/RR, coordenados pela defensora pública, Elceni Diogo, acreditam em dois resultados do projeto: o hábito da leitura em crianças de 6 a 9 anos de idade, além de abrir caminhos para contação de história, por meio de rodas de leitura com o público-alvo.

A companhia teatral  ArteTeatro, responsável pela interatividade com os participantes, iniciou os trabalhos com várias cantigas de roda que trouxeram alegrias às crianças e, ao mesmo tempo,  agradáveis lembranças às pessoas idosas.  

Presente na atividade, a defensora pública-geral, Terezinha Muniz, ressaltou a importância do projeto. “Já estávamos trabalhando desde o ano passado para efetivar esse projeto, e estamos felizes por conseguir tirá-lo do papel. Esse trabalho social é o que queríamos e com certeza vai propiciar uma viagem literária para aqueles que se permitirem”, destacou.

A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do CAM,  esclareceu a dinâmica de funcionamento do Ciranda de Leitura. “O projeto é voltado para crianças dos CRAS, e o objetivo principal é despertar nelas o gosto pela leitura. Será feito no primeiro momento empréstimo de livros. Já, no segundo momento, as crianças farão a contação de história do livro escolhido”. detalhou.

 O subdefensor público-geral, Stélio Dener, afirmou que a aproximação da Defensoria com a comunidade em geral é a verdadeira missão da Instituição. “Envolver a comunidade e paralelo a isso levar ao conhecimento deles o trabalho da Defensoria Pública é a melhor maneira de aproximação”, frisou.

A técnica de referência do CRAS, Edeane Cesar da Silva, contou que receber a presença dos defensores é motivo de alegria. “A leitura traz consigo grandes descobertas e a parceria com a Defensoria vai incentivar a curiosidade nas crianças. Creio que o campo do saber pode ajudar muitas crianças a terem um futuro melhor”, disse.

A aposentada Maria da Conceição da Silva, 78, que participou do projeto contou o que achou. “A gente fica muito feliz. É bom ter essas brincadeiras que eram do meu tempo. Espero que tenha cada vez mais”, concluiu.

 

PARTICIPANTES: Estiveram presentes a defensora pública-geral, Terezinha Muniz, o subdefensor público-geral, Stélio Dener, o defensor Ronnie Gabriel Garcia, a equipe do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), composto de assistentes sociais e psicólogos da DPE e a equipe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

 

ASCOM-DPERR

Top