DIÁLOGOS NA SALA DE AULA Jesus Nazareno é a primeira escola a receber o projeto da Defensoria

O Projeto é desenvolvido para alunos do 6° ao 9º ano, e seguirá até sexta,23

Os alunos do 6° ao 9º ano da Escola Estadual Jesus Nazareno de Souza Cruz, no bairro Caranã, recebem o projeto ‘Diálogos na Sala de Aula’ desenvolvido pela DPE/RR (Defensoria Pública do Estado de Roraima). As aulas iniciaram nesta quarta-feira, 21, e seguirão até sexta-feira (23). Os momentos ocorrem pela manhã, a partir das 8h.

A palestra com duração de 50 minutos, teve como tema ‘Cultura de Paz’ e contou com a participação de cerca de 120 alunos. Em cada dia haverá duas aulas, exceto no último dia que serão feitas três rodadas. “A meta é atingir as 13 turmas existentes pela parte da manhã”, esclareceu a psicóloga da DPE e coordenadora do projeto, Dellyane Sousa.

“É importante que os estudantes saibam resolver os conflitos dentro e fora da escola sem violência, para haver uma boa convivência”. Na oportunidade, Dellyane ressaltou que nos demais dias serão temáticas distintas. Na quinta (22), o assunto versará sobre cidadania, cuja temática é “não dê bola fora: atitudes de cidadania’, ministrada pela a defensora pública, Elceni Diogo.

Está previsto ela começar a apresentação tratando sobre o que compõe a cidadania, que são os direitos e deveres; na sequência, o papel do cidadão, as atitudes de cidadania, atos para levar vantagem em tudo, entre muitos outros.

No último dia, sexta-feira (23), o tema esclarecido será em torno dos benefícios assegurados pelo Cadastro Único para os adolescentes, como por exemplo, a gratuidade intermunicipal, meia entrada em cinema, shows, além dos projetos sociais do município de Boa Vista, pois muitas pessoas desconhecem esses benefícios.

O aluno Hernnan Hermelton, de 12 anos, disse empolgado sobre os conhecimentos adquiridos na palestra e pretende levar os ensinamentos para a família. “Após tudo o que aprendi hoje eu pretendo melhorar o meu comportamento na escola e em casa”, comentou. 

Segundo a coordenadora Pedagógica da escola, Joelma Bezerra, ao saber do projeto da DPE a comunidade escolar ficou super feliz. “Precisamos de mais projetos sociais e educativos dentro das escolas, os alunos são carentes dessas informações. Espero que a Defensoria possa voltar e dialogar com os demais turnos”, sugeriu.

O projeto é desenvolvido por meio do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPE, a defensora pública Elceni Diogo, juntamente com assistentes sociais e psicólogos que ministram as palestras levam informações e educação em direitos aos estudantes e professores.

 

ASCOM DPE

Top