NOVEMBRO AZUL: Defensores e servidores da Defensoria abordam sobre câncer de próstata

Para encerrar as atividades relacionadas ao Novembro Azul, o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria Pública do Estado (DPE) promove nesta sexta-feira, 30, uma palestra para os membros e servidores com o tema ‘Desmistificando ser homem’.  O evento ocorrerá às 10h, no auditório da Sede da Administração Superior.

A palestra será ministrada pelos psicólogos da DPE Ed Luiz Chaves e Dallyane Sousa, além de um profissional da área de saúde. Os assuntos abordados serão sobre os cuidados, prevenção, diagnóstico precoce, esclarecimento de dúvidas. A manhã será bem dinamizada com algumas surpresas.

Segundo o defensor público, Wallace Rodrigues, a informação é o primeiro passo para a prevenção. “Apresentar o tema para os nossos servidores é um dos caminhos para disseminar o alerta e o cuidado consigo mesmo, ou seja, é a melhor forma de prevenção”, frisou.  

O servidor Otávio Rocha, 23,  que teve o avô paterno vitimado por conta do câncer de próstata há sete anos, ressalta que a palestra é fundamental para alertar os homens sobre os cuidados com a doença. “Até a morte do meu avô a minha família não tinha muito conhecimento sobre o câncer de próstata. É importante falar sobre esse assunto para ter o diagnóstico  em fase inicial”, disse.

Ao longo do mês de novembro, a Defensoria realizou uma vasta programação para os assistidos através do projeto desenvolvido pela DPE ‘Sala de Espera’, que consiste em palestras sobre diversos temas realizadas durante a espera dos usuários pelo atendimento  na recepção.   

“Está é uma forma da DPE proteger os servidores e a população, pois levando informações sobre saúde teremos pessoas mais saudáveis”, finalizou Rodrigues.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de que por ano sejam diagnosticados mais de 60 mil novos casos da doença no país. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina ficando atrás do câncer de pele. 

NOVEMBRO AZUL-  É um movimento que surgiu nas Austrália em 2003 durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. No Brasil, a campanha foi idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Via em 2012, aproveitando as comemorações da campanha australiana.

Top