FACILITADORAS DE DIÁLOGO: Venezuelanas passam por oficina de mediação de conflitos

Evento reuniu cerca de 30 mulheres que atuarão dentro do Abrigo

Dando continuidade às atividades voltadas para as mulheres venezuelanas que estão no Abrigo São Vicente, na manhã desta segunda-feira, 21, a Defensoria Pública do Estado (DPE) em parceria com a ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) realizou a segunda etapa com a oficina de mediação de conflitos, dinâmicas e palestras. O evento ocorreu no auditório da Sede Administrativa e reuniu cerca de 30 mulheres. 

Durante as atividades, foi criado o Caminho ‘hacia La convivencia entre mujeres’, pelas próprias participantes, onde elas opinavam sobre como conviver bem uns com os outros. Entre as sugestões está paciência, tolerância, respeito, união, boa comunicação, educação, solidariedade, paz, igualdade e amor. 

 

Além das mulheres, as dez crianças que estavam presentes também tiveram atenção especial, com contação de histórias e pintura de desenhos. Uma monitora estava cuidado dos pequenos, enquanto as mães participavam da formação.

Uma das participantes é Roberta Mervil, 29, que está empolgada com o projeto e pretende auxiliar nos conflitos de forma sábia. Para ela, é uma oportunidade de mudar o ambiente que vive. “Estou muito feliz em fazer parte desse grupo e quero absorver conhecimentos para auxiliar nos conflitos e viver de forma harmônica com todos”, disse.

O defensor público-geral Stélio Dener deu as boas vindas e ressaltou que a Defensoria está à disposição para apoiar os venezuelanos. “Estamos de portas abertas para atender os imigrantes, além disso, a DPE tem a missão de apoiar ações de cunho social como este projeto”, ressaltou.  

 “O tema principal das atividades é a mediação de conflitos como ferramenta para a instalação da cultura de paz de  acordo com a vivência de cada uma”, explicou o psicólogo da  DPE, Ed Luiz Chagas.

Segundo a coordenadora do Espaço para as Mulheres da ONU, Flávia de Moura, o projeto busca mostrar maneiras de se construir a cultura de paz, tanto dentro dos abrigos, como na sociedade em geral. “Acreditamos que quando ensinamos sobre mediação de conflitos para uma pessoa estamos, na verdade, impactando diversas outras”, ressaltou.

O projeto visa apresentar meios não conflituosos de resolução de disputas, conflitos com destaque para a mediação, meio que prioriza o diálogo construtivo, empático, e não violento como estratégia de resolver as disputas. A mediação de conflitos auxilia no fomento à Cultura de Paz. 



 

Acesse outras fotos do evento aqui.

ASCOM DPE (095) 3623-1615

Top