DIA DA MULHER: Defensoras públicas são homenageadas na Assembleia Legislativa de Roraima

Evento homenageou 115 mulheres de diversos seguimentos

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 08, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou uma solenidade especial no Plenário Noêmia Bastos, para homenagear cerca de 115 mulheres que desenvolvem trabalhos relevantes em diversos seguimentos no Estado. As homenageadas receberam o diploma de reconhecimento titulado ‘Mulher Destaque’.

Entre as homenageadas estão às defensoras públicas Jeane Xaud e Terezinha Muniz. Ambas, atuam em diferentes frentes em favor das minorias. Em razão de viagem em curso, a agraciada Terezinha receberá o diploma posteriormente.

A defensora Jeane atua no enfrentamento contra as diversas violências existentes contra as minorias há muito tempo, também faz parte da Comissão da Mulher da ANADEP e da Coletiva de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil.

Enquanto a colega, Terezinha, é titular da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. Até o momento, na Especializada, existem mais de 1.300 processos ativos de mulheres brasileiras e venezuelanas.

“Me sinto muito honrada de ser reconhecida pelo o meu trabalho, são anos de dedicação. Essa é uma grande responsabilidade, pois precisamos preservar os nossos direitos e possamos andar mais unidas nessa luta pela violência contra o público feminino”, agradeceu Jeane Xaud. 

Durante o evento foram realizadas palestras com a professora France Rodrigues sobre Feminismo na Contemporaneidade. Além dos desafios das mulheres militares, ministrada pela primeira coronel-bombeira militar do Brasil, Vanísia Santos.

 “Precisamos falar sobre a luta das mulheres e, principalmente, das feministas. Não podemos nos calar diante das violências enfrentadas pelo público feminino”, frisou France.

Foram homenageadas mulheres que ocupam cargos de destaque nas áreas da saúde, esporte, agricultura, cultura, comunicação, política, social, segurança e organizações não governamentais.

A solenidade foi organizada pela Procuradoria Especial da Mulher, órgão do Poder Legislativo. A procuradora especial da Mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), também defensora licenciada, explicou que a solenidade é uma forma de valorizar o trabalho de mulheres que são exemplo de liderança no Estado de Roraima. “Com isso, estamos dizendo que aquela categoria representada por uma mulher tem importância para a nossa sociedade. Queremos destacar cada vez mais o papel das mulheres”, disse a deputada.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615

Top