#EmDefesaDelas: Defensores divulgam a campanha da ANADEP nas sete Comarcas do interior

Na ocasião, os defensores farão palestras em escolas da rede pública

Como parte da programação alusiva ao mês da Defensoria Pública - comemorado em maio - defensores públicos das sete comarcas do interior promovem palestras educativas voltadas aos usuários da DPE/RR e estudantes da rede pública de ensino médio.

De acordo com o calendário duas visitas já aconteceram, e a próxima será nos dias 15 e 16 de maio, na DPE de Rorainópolis e de São Luiz, respectivamente. Nas semanas seguintes serão as comarcas de Bonfim (22.05), de Pacaraima (23.05) e de Alto Alegre (30.05).

A programação inicia sempre às 8h30, com o ‘Diálogo na Sala de Espera’, no prédio da DPE de cada comarca. O intuito é de divulgar para os usuários sobre a campanha anual #EmDefesaDelas: defensoras e defensores públicos pela garantia dos direitos das mulheres. Para isso, os defensores exibem um vídeo de 30 segundos que narra o ranking de violência no país, onde as mulheres negras são as maiores vítimas, além de fazer referência sobre a desigualdade no mercado de trabalho e da violência obstétrica. 

Em seguida, o grupo vai à escola selecionada para um bate-papo com os alunos do ensino médio, a fim de dialogar sobre a atuação da Defensoria perante a sociedade, o papel do defensor público, bem como responder questões relacionadas ao Direito.

O município de Mucajaí foi o primeiro a realizar a atividade, no último dia 08. Estiveram o defensor público-geral Stélio Dener, o subdefensor-geral Oleno Matos, o defensor Frederico Leão, além do defensor da comarca, Julian Borroso e servidores da DPE tanto na sede da DPE quanto na Escola Padre José Monticone.

“Tivemos um ótimo diálogo com os assistidos e servidores. Na Escola, houve uma extraordinária interação por parte dos alunos, professores e servidores daquela Instituição, tornando o evento memorável, tanto para os integrantes da escola, quanto para nós, da Defensoria”, destacou Dener.

O gestor educacional da escola Monticone, José Adilson dos Santos, citou a relevância da presença dos defensores na escola. “Além de trazer um pouco de alento para quem busca seus direitos de cidadania, os alunos ficram sabendo um pouco como ir atrás dos seus direitos”.

Richard de Souza Morais, aluno do 2º ano do ensino médio, agradeceu pela oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho da Defensoria. “Foi importante saber mais sobre ela [Defensoria] e, sobretudo, saber que as pessoas podem contar com a ajuda dela”, frisou.

CARACARAÍ - O segundo dia de atividade ocorreu na quinta-feira, dia 9, na comarca de Caracaraí. A defensora titular é a Maria das Graças Soares. O diálogo na sala de espera foi feito no auditório lotado da DPE de Caracaraí. Depois o grupo de defensores foi conceder entrevista para a rádio TransAmérica local, e na sequência, aconteceu a palestra na escola Escola Estadual Castelo Branco.

ASCOM (095) 3623-1615

 

Top