10 ANOS DO CHAME: Três defensores são homenageados na Assembleia Legislativa

Defensoria marca presença em sessão comemorativa dos 10 anos do CHAME

As defensoras públicas Elceni Diogo e Jeane Xaud e o subdefensor público-geral Oleno Matos foram homenageados na ALE (Assembleia Legislativa de Roraima) em sessão comemorativa dos 10 anos do CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), nesta manhã de sexta-feira, 23.

A fundadora Marília Pinto e a deputada Lenir Rodrigues, madrinha do CHAME e procuradora Especial da Mulher, falaram sobre a importância da criação deste núcleo na defesa de mulheres contra a violência física, moral, psicológica, sexual e patrimonial. Além disso, agradeceram a Defensoria e outras instituições pela parceria com o projeto.

O subdefensor público-geral Oleno Matos, não pode comparecer por motivos de viagem representando a Instituição, mas agradeceu a homenagem do CHAME e acredita que a iniciativa continuará o bom trabalho no estado para todas as mulheres por longos anos.

 “Foram três defensores públicos homenageados, porque desde o início as defensoras Elceni Diogo, Jeane Xaud e o subdefensor Oleno Matos estiveram presentes nessa caminhada dos 10 anos do CHAME, na construção de implementar o CHAME como uma política pública contra a violência doméstica e familiar. Então eu acredito realmente que eles contribuíram efetivamente com essa política pública desenvolvida pela ALE”, ressaltou deputada.

Segundo a defensora pública Elceni Diogo, por ter se mantido em sua integralidade, o CHAME se consolidou e tem melhorado a cada dia, sem desmontar a essência dele. “Essa homenagem é um presente, porque foi um trabalho que a gente iniciou dez anos atrás a parceria com o CHAME, o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do Estado que gerou bons frutos ao ponto de permanecer até hoje e de ser aprimorado dia após dia”, comentou Elceni.

De acordo com Marília Pinto, foi desafiador fazer as pessoas entenderem a importância de falar sobre a Lei Maria da Penha, com que as pessoas entendessem que esse momento, independente do lugar, em qualquer nível de poder, deve ser todo tempo pensado para servir ao povo do estado de Roraima. Ela continua dizendo ser desafiador, pois o Brasil continua como quinto país no mundo a ter o maior número de homicídios de mulheres.

“Esse socorro a mulher é a nossa reflexão a mais de 10 anos atrás. Se as leis existem, qual o motivo de não existir essa percepção da sociedade em relação a essas leis? As mulheres precisavam perceber as leis como instrumento de verdadeira transformação e o CHAME nasceu com esse espírito e com essa proposta”, discursou Marília.  

 

ASCOM DPE (95) 3623-1615

 

 

Top