SALA DE ESPERA Assistidos da DPE recebem atualização sobre acesso ao CadÚnico

Os Diálogos na Sala de Espera ocorrem todas as segundas e quartas-feiras, na DPE

A DPE (Defensoria Pública do Estado) recebeu nesta segunda-feira, 23, a palestra da Secretaria Municipal de Gestão Social sobre o cadastro único do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Os Diálogos na Sala de Espera são realizados todas as segundas e quartas-feiras, das 9h30 às 10h.

“Fomos convidados pela Defensoria para falar sobre o cadastro único e os programas sociais. A porta de entrada para todos os programas sociais é o cadastro único, ou seja, é uma ferramenta de inclusão social disponibilizada aos usuários para a participação nos programas sociais, nas três esferas do governo: federal, estadual e municipal”, comenta o assistente social do Cras, Cuper Rodrigues.

No Cadastro Único é reunido as informações das famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas para a implementação de políticas públicas, pelo Estado, capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

“A Defensoria promove espaços de diálogos a respeito de temáticas variadas de interesse do público-alvo das salas de espera, tornando a sala de espera um ambiente de promoção de educação em direitos, troca de vivências e experiências a cerca dos temas abordados”, explica o defensor público-geral, Stélio Dener.

O projeto “Diálogos na Sala de Espera” acontece nas salas de espera da Defensoria, assim como, nas salas de espera de outras instituições públicas com a finalidade de levar informações à população a respeito de diversos temas que colaborem para a melhoria de sua qualidade de vida e para o exercício pleno da cidadania. Desta forma, considerando o tempo que os usuários dos órgãos aguardam para o atendimento do serviço prestado pelas Instituições, o projeto visa transformar o tempo de espera na recepção da Defensoria Pública, assim como de outras instituições, em momentos de aprendizagem.   

Os diálogos acontecem semanalmente, e conta com parcerias dos defensores públicos estaduais das diversas áreas do direito, assim como profissionais das áreas da saúde, educação, assistência social, dentre outras, que conduzem diálogos temáticos de acordo com a sua respectiva área de atuação. Os diálogos são realizados em forma de palestras, dinâmicas, rodas de conversas, e o tempo estimado é de 15 minutos.

 

ASCOM DPE 

Top