CONHECENDO A DPE : Estudantes da rede estadual recebem certificado na Defensoria Pública

A cerimônia contou com a participação do defensor-geral e da secretária da SEED

Alunos da Escola Estadual Major Alcides receberam, nesta terça-feira (08), os certificados de participação no projeto “Conhecendo a Defensoria”. Na cerimônia.  

A cerimônia de encerramento do projeto contou com a presença do defensor público-geral, Stélio Dener, da secretária da SEED (Secretaria de Estado de Educação e Desporto), Leila Perussolo, além de professores e pais dos estudantes..

De acordo com os relatórios dos defensores públicos visitados durante o projeto, o “Conhecendo a Defensoria” é muito importante para mostrar a prática do trabalho com a justiça para os alunos.  “O projeto é interessante. Embora muitos alunos do ensino médio ainda não sabem a profissão que irão seguir, os alunos que vieram aqui [Defensoria] estão bem orientados quanto a carreira seguir. Demonstramos as funções da Defensoria e motivamos os alunos para que não deixem nunca de estudar”, relatou o defensor público Antonio Avelino.

Para a defensora pública, Rosinha Peixoto, os técnicos da área jurídica têm que ter contato com questões práticas, vivenciando a mediação de conflito in loco, a fim de adquirir conhecimentos mais amplos e, principalmente, desmitificar falsos paradigmas plantados na opinião pública de como as questões jurídicas são tratadas, especialmente na área criminal.

ESTUDANTE: “Eu não conhecia a Defensoria antes do projeto, quando a escola nos trouxe eu gostei de primeira, pois fomos visitar a área criminal e foi algo que a gente sentiu que não seriamos esquecidos pelo fato de estarmos fazendo um curso técnico. As pessoas pensam que não aprendemos nada, e não é assim. Com essa visita, tivemos uma visão da prática da área jurídica e trazendo a gente na Defensoria conhecemos muito mais. Eu conheci, aprendi e gostei, quem sabe quando estiver cursando a faculdade de Direito, no meu 5º semestre, eu faça o processo seletivo e venha estagiar aqui. Eu acho o trabalho realizado na Defensoria muito importante, porque nem todo mundo tem condições de pagar um advogado, e aqui têm pessoas que precisam. Então quando acontece alguma coisa as pessoas podem procurar a DPE”, comentou a aluna do curso técnico em serviços jurídicos, Emannuelly Brito.

Confira as fotos do evento aqui!

ASCOM DPE (95) 3623-1615

Top