DIA DAS CRIANÇAS: Por um dia, Associação incentiva instituição se colocar no lugar de uma pessoa com deficiência

O evento iniciará às 9h, na Associação Grupo de Mães Anjos de Luz

A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz (AGMAL), que atualmente atende mais de 10.000 famílias de pessoas com deficiência de todos os municípios de Roraima, irá promover no próximo dia 12 de outubro (sábado), a partir das 9 horas, várias atividades para comemorar o Dia das Crianças e o aniversário de 11 anos da entidade, que fica localizada na avenida Soldado PM João Alves Brasil, 115, bairro Caranã.

No evento, haverá distribuição de brinquedos doados por parceiros, lanche, brincadeiras com o grupo Pirilampos, corrida de sacos e de cadeiras de rodas, torneio de pipa, voleibol, pula-pula, piscina de bolinhas, touro mecânico, chuveirinho com o Corpo de Bombeiros, passeio com os pilotos do Roraima Motoclube, cavalgada da União Rural, almoço comemorativo e apresentação do cantor Darley Santos e da banda Nós à Deriva.

No dia 21 de setembro é comemorado Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Porém, a Associação Grupo de Mães Anjos de Luz resolveu alavancar esta data também no dia 12 de outubro, para ser um dia de muita alegria e de festejar pela vida das pessoas com deficiência que encaram a vida com muita dificuldade, mas com vontade de viver.

Pela primeira vez, será realizado o projeto “Se colocando no lugar de uma pessoa com deficiência”, com a participação de várias entidades, como Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Rotary Clube, Ministério Público do Trabalho entre outros. “Esse projeto é importante porque o participante terá a oportunidade de ser uma pessoa com deficiência por um dia, verificando as principais dificuldades vivenciadas”, comentou a presidente da AGMAL, Maria das Dores.

A Defensoria representará pessoas com deficiência de saúde mental. De acordo com o defensor público-geral, Stélio Dener, o evento é uma oportunidade para que as pessoas se coloquem no lugar das outras. “Quero convidar toda a população não só do bairro Caranã, como também dos bairros adjacentes, pois ações desta natureza contribuem para que pessoas com deficiência tenham visibilidade e conheçam seus direitos na questão do acesso a serviços de qualidade de forma gratuita. O papel da Defensoria é levar cidadania a quem necessita e garantir seus direitos”, disse o defensor público-geral.

Na ocasião, também estarão presentes o Ministério Público se caracterizando de cadeirantes, Scoop caracterizados com deficiência intelectual, o TJRR com deficiências de hidrocefalia e microcefalia, o Cartório Loureiro estará representando pessoas indígenas com deficiência, UNICEF com deficiência visual, ACNUR representando pessoas venezuelanas com alguma deficiência e TRE (Tribunal Regional Eleitoral) representando a deficiência física.  

Ela agradeceu a participação de todos os parceiros, colaboradores e voluntários que estão contribuindo para a realização da festa. A associação conta com aproximadamente 5.000 crianças com deficiência em todo o Estado. “Estamos muito felizes e queremos proporcionar momentos de alegria às pessoas com deficiência e seus familiares. Será um dia muito importante, pois iremos comemorar o Dia das Crianças e o aniversário de 11 anos da associação”, disse Das Dores.

Qualquer pessoa que desejar contribuir (com o que puder), e quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela AGMAL, poderá entrar em contato por meio do telefone 99122-4796.

“Nossas festas são sempre emocionantes. Trabalhamos para que todas as crianças possam receber um brinquedo neste dia e graças ao bom coração das pessoas que doam um pouco do que têm, sempre temos conseguido levar essa alegria. Só em ver um sorriso no rosto delas, já é uma felicidade que não tem preço”, comenta Das Dores ao lembrar que a festa deverá reunir em torno de quatro mil pessoas, inclusive aquelas que virão do interior do Estado.

 

Programação

 

9h – Abertura com a banda de música da Base Aérea

9h30 – Exibição de vídeo (Ester e Arthur)/ Apresentação musical da Hadassa

10h – Agradecimentos (Representantes da Associação Anjos de Luz)

10h30 – Passeio com integrantes do Roraima MotoClube, Equipe Rotação Moto Show, Manobras Radicais com Motos, Independentes Motoclube, Amazonas de Aço, MG pé no freio, Delícias na estrada  e Big Traille

11h30 – Corrida de Cadeira de Rodas

12h – Arqueiros (Kris e Denivaldo)

12h30 – Almoço

13h30 – Chuveirinho do Corpo de Bombeiro

14h – Concurso de Dança

14h30 -  Boxe / Judô / Capoeira

16h – Distribuição de brinquedos

16h30 – Cavalgada Nossa Senhora de Aparecida

 

TEXTO: ASCOM DO AGMAL E DPE

FOTOA: ASCOM/AGMAL

Top