ATIVISMO: Defensoria pública vai às ruas e participa de ação contra o fim da violência doméstica

Panfletagem tinha o objetivo de conscientizar sobre os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

A DPE (Defensoria Pública do Estado) participou nesta sexta-feira, 29, da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, junto de outros órgãos e instituições. Defensores públicos e servidores foram às ruas para panfletar sobre o fim da violência contra a mulher.

A campanha organizada pela Rede de Atendimento à Mulher, Casa da Mulher Brasileira e SETRABES (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social) contou com vários órgãos e instituições participantes que se dividiram estrategicamente pela cidade, a fim de alcançar o maior número de pessoas possíveis.

A Defensoria esteve no cruzamento das avenidas Ataide Teive e Venezuela, em frente ao semáforo, pois enquanto as pessoas esperam no semáforo podem receber os panfletos e ouvir um pouco sobre os 16 dias de ativismo.

No cenário roraimense, temos o maior índice de homicídios do país, com 10 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes. O objetivo da campanha é dar visibilidade às diversas formas de violência de gênero e doméstica contra as mulheres, previstas na Lei Maria da Penha, como uma questão pública a ser enfrentada no âmbito dos direitos humanos e de luta por uma sociedade mais igualitária, sem opressão e exploração.

“É um movimento que toda a sociedade precisa se engajar, o fim da violência não é para interessar somente as pessoas que atuam diretamente com os envolvidos, vítima e o agressor, na violência doméstica. Toda a sociedade precisa estar engajada nesta luta pelo fim, mesmo sendo um conceito utópico, se conseguirmos pelo menos baixar os índices já é um passo para alcançarmos o fim”, comenta a defensora pública Terezinha Muniz.  

Entre os órgãos participantes da campanha, podemos citar: a DPE, a SETRABES, a Coordenação Estadual Políticas Públicas para Mulheres de Roraima, Governo do Estado de Roraima, SEBRAE, SENAC, SESC, TJRR, Policia Civil, ONU Mulheres, SENAI, UFRR, Ministério Público, Conab, Procuradoria Especial da Mulher, entre outros parceiros que participaram da ação.

 

ASCOM DPE

 

Top