ESPANHOL: Curso de idiomas na Defensoria forma primeira turma
Com carga horária de 60 horas, 37 alunos concluíram a capacitação
Nesta quarta-feira, 18, a primeira turma de Espanhol de servidores da DPE (Defensoria Pública do Estado) encerrou as atividades. A iniciativa do curso básico de Espanhol contou com a parceria da Escola do Legislativo.
A diretora da Escola do Legislativo, Cristina Mello, participou do encerramento do curso e ressaltou a importância de capacitar os servidores para oferecer um melhor serviço público. Já o subdefensor público-geral, Oleno Matos, anunciou que há um projeto futuro de cursos de Inglês e Libras para os servidores.
37 membros e servidores da DPE concluíram a capacitação, que teve como finalidade facilitar a comunicação dos servidores com os assistidos estrangeiros durante o atendimento. Dividido em dois módulos, básico e intermediário, o curso contou com uma carga horária de 60 horas.
“Por causa do grande fluxo de imigrantes de origem venezuelana no Estado, os atendimentos na DPE tiveram um grande impacto devido à comunicação. Decidimos, então, fazer uma parceria com a Assembleia Legislativa, a fim de humanizar ainda mais o atendimento, além de realizá-lo mais rápido e sem ruídos na comunicação”, ressaltou Oleno.
Voltado para todos os defensores públicos, assessores jurídicos, assessores de comunicação, chefes de gabinete, servidores da CAPI (Central de Atendimento e Peticionamento Inicial) e do atendimento cível e criminal, o curso visou melhorar os atendimentos e a recepção da comunidade imigrante no Estado.
“O curso de Espanhol que a Defensoria nos ofereceu, junto com a Assembleia Legislativa, foi muito bom, tanto para o nosso lado profissional quanto para o pessoal, devido à demanda dos imigrantes aqui, em Roraima. Muitos estrangeiros buscam atendimento na DPE e o curso nos deu a oportunidade de realmente entendê-los da melhor forma, de compreendê-los e de ajudá-los”, explicou a assessora jurídica da DPE, Suellen Cruz.
As aulas foram conduzidas pela professora Aiamara Allen, utilizando a metodologia palestra-participativa, buscando o comportamento ativo dos alunos, conduzindo o grupo ao aprendizado proposto. “Então, esse curso foi muito importante, a professora é muito dinâmica, ela sabe passar com clareza o conteúdo. Apesar de ter sido um curso curto, conseguimos aprender bastante. Espero que mais cursos assim sejam realizados, para podermos atender da melhor forma os assistidos da Defensoria”, comentou a assessora jurídica.
No período de 03 de julho a 11 de dezembro, a capacitação conseguiu ampliar os conhecimentos dos servidores e membros da Defensoria, que trabalham com os assistidos e precisam dessa comunicação básica.
“Esse curso só abriu mais a nossa mente, para que possamos buscar mais conhecimentos de espanhol, não só o básico. Espero que a Defensoria ofereça outros cursos, como de Libras, para melhorarmos nosso atendimento junto aos assistidos”, falou Suellen Cruz.
ASCOM DPE (95) 3623-1615