ITINERANTE: Defensoria Pública participa de Semana da Visibilidade Trans

Evento conta com programação de quatro dias e alerta sobre saúde da população LGBT

A ATERR (Associação de Travestis e Transexuais do Estado de Roraima) realiza a partir deste domingo, 26, a Semana da Visibilidade Trans, com a participação da DPE (Defensoria Pública do Estado), levando assistência jurídica para a população. Nos três primeiros dias, as atividades serão realizadas na ATERR, localizada na rua Juraci Peixoto, 134, bairro Jóquei Clube.

A programação se inicia dia 26 com uma feijoada, das 11h às 16h. No segundo dia de evento, haverá uma mostra de filmes, das 18h às 22h, além de um seminário sobre ambulatório para Travestis e Transexuais, Política Integral da Saúde da População LGBT e Qual o papel do SUS Perante a Imigração, das 14h às 18h. O seminário terá como tema principal “Nossos corpos, nossas identidades”.

A Defensoria Pública prestará atendimento no último dia de ação social, 29, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, na Escola Técnica Instituto Unicless Educacional, localizada na av. Estrela D’ alva, bairro Raiar do Sol, das 8h às 12h.

“O intuito da ação é levar os serviços de atendimento jurídico para a comunidade, levar o atendimento para pessoas socialmente marginalizadas e promover uma educação em direitos. A violência contra travestis e transexuais no estado de Roraima é alarmante, por isso, ao levar o acesso à justiça para essas pessoas, a Defensoria se compromete a lutar pelo fim da violência contra travestis e transexuais”, frisou o defensor público-geral, Stélio Dener.

Entre os serviços que serão oferecidos pela DPE Itinerante na ação social, estão: ação e execução de alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e responsabilidade, alvará judicial, interdição, divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais e demais orientações jurídicas.

Outros serviços gratuitos serão ofertados, como:  atendimentos médicos e de enfermagem, aferimento de pressão arterial, glicose, IMC, teste rápido para as detecções IST/AIDS, gravidez, vacinas, aplicação de flúor e palestras educativas. Além de pintura facial, amostras de artesanatos e aulas de Zumba.

Fundada no dia 28 de agosto de 2006, a ATERR tem como objetivo a promoção da cidadania e atuação contra quaisquer formas de preconceito e discriminação à população LGBT e suas múltiplas formas, contribuindo assim com a qualidade de vida desse seguimento.

“A onda de violência que vem ocorrendo no estado com o público LGBTI+ é preocupante, mas ainda mais preocupante é quando não se procura a justiça, ou quando essas pessoas, por não se sentirem confortáveis, ou não terem acesso, desistem de procurar seus direitos, deixando a violência na impunidade”, comentou o defensor público-geral.

O evento, além de contar com a participação da Defensoria, também oferecerá os serviços do Ministério Público, SEMSA, SEMGES, SETRABES, Casa da Mulher Brasileira, FETEC, UNICLESS.

 

Top