CASA DA MULHER BRASILEIRA: Rede Estadual de Atenção comemora um ano de enfrentamento ao feminicídio

Governador entrega para Defensoria diploma de “Amiga das Políticas Públicas para as Mulheres”

A Defensoria Pública do Estado participou, nesta sexta-feira, 31, do evento comemorativo ao primeiro ano de atividades da CMB (Casa da Mulher Brasileira). A DPE (Defensoria Pública do Estado) faz parte da Rede Estadual de Atenção à Mulher. A comemoração foi realizada pela SETRABES (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social). Juntamente ao governador, Antonio Denarium, e à primeira-dama, Simone Denarium, várias autoridades estiveram presentes no evento, bem centre elas a titular da DPE Especializada de Promoção e Defesa da Mulher, Terezinha Muniz, e equipe. 

 

No evento, foram apresentados aos participantes os resultados obtidos no ano passado pela CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres) e pelos parceiros que contribuíram para o desenvolvimento das ações. Também foram apresentados os programas e projetos previstos no PPA (Projeto Político Anual) 2020 a 2023, além do planejamento de Gestão.

A comemoração contou com música ao vivo, entrega do diploma “Amigo das Políticas Públicas para as Mulheres” para as Instituições pertencente a Rede de Cuidado pelo governador. O evento foi aberto com a exibição de um vídeo alusivo ao Aniversário da CMB, que registrou mais de 3 mil atendimentos durante o ano de 2019.
“No mês de dezembro de 2019, a Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher se mudou para a Casa da Mulher Brasileira, para oferecer maior comodidade e amparo às vítimas de violência, além de centralizar o atendimento em um único local, evitando revitimização”, comentou o defensor público Stélio Dener.

De acordo com a titular da DPE Especializada de Promoção e Defesa da Mulher, Terezinha Muniz, os atendimentos, na CMB, iniciaram no dia 9 de dezembro do ano passado. Até o momento, nesses 54 dias já foram atendidas 203 vítimas de violência.
"Desse total, 16 mulheres tiveram coragem de agendar atendimentos junto aos colegas defensores das áreas de família, para seguir com divórcios, partilhas de bens, guardas, entre outros processos", comemorou.

A Casa da Mulher integra, no mesmo espaço, serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, serviço de promoção de autonomia econômica, espaço de cuidado para crianças (brinquedoteca), alojamento de passagem e central de transportes. Além do serviço especializado da DPE, os serviços especializados da Delegacia da Mulher e da Onu Mulheres também estão disponíveis dentro da unidade de proteção, localizada na rua Uraricuera, s/n, bairro São Vicente.

Top