ESTÁGIO: Estagiários de Direito começam suas atividades na Defensoria

Estagiários passam por treinamento antes de serem distribuídos aos Gabinetes

Estudantes do curso de Direito, aprovados no 14º processo de seleção para estagiários da Defensoria Pública do Estado, começaram nesta segunda-feira, 09, as atividades na Instituição.

Antes de viver na prática o que é visto em sala de aula, a nova turma de estagiários seguirá até amanhã, terça-feira, 10, em um treinamento de apresentação e recepção institucional. Na quarta-feira, dia 11, o grupo será enviado para os respectivos gabinetes.   

“Eu tenho uma expectativa muito grande em estagiar aqui, na Defensoria, porque a DPE é um órgão que acolhe aqueles que não se sentem acolhidos muitas vezes, que possuem necessidades, mas não possuem recursos e que se sentem à margem da sociedade. Então, a Defensoria vem para abraçá-los e ajudá-los, independente do nível de jurisdição”, comentou o estagiário de Direito Guilherme Cordeiro.

De acordo com o defensor público-geral, Stélio Dener, a Defensoria acolhe os estagiários com muita alegria, pois eles têm muito a aprender com a DPE. “Nós estamos recebendo os estagiários que iniciarão os trabalhos junto à Defensoria na área de Direito. Esses estagiários serão distribuídos entre os gabinetes, cartório, recepção, entre outros setores. Esse treinamento visa proporcionar conhecimento em um primeiro contato com a Defensoria Pública”, comentou.

O estagiário Guilherme pontua que foi pelo fato de a DPE prestar apoio e auxílio para a população carente, que  ele passou a admirar o órgão e querer trabalhar nele. “Minha família já teve muitas dificuldades e já trabalhou muito para chegar onde chegou. Então, a Defensoria é um órgão que eu sinto que estou ajudando um familiar, uma pessoa de casa, por me identificar com essas pessoas. A expectativa é poder ajudar cada vez mais, dar esperança para aqueles que acham que não têm como resolver os conflitos e ajudar a população como um todo”, disse.      

O treinamento busca desenvolver a aprendizagem dos participantes, utilizando as ações de aperfeiçoamento e qualificação. Tendo o propósito de capacitá-los em suas competências institucionais por meio das características  individuais. “Aqui [Defensoria] é uma verdadeira escola, que possibilita a descoberta de qual área se sentirão mais aptos para estagiar e atuar no mercado de trabalho”, mencionou Dener.  

“Esse treinamento é o primeiro contato que os estagiários terão com o universo da Defensoria, que eles irão presenciar por dois anos. É uma experiência muito gratificante para ambas as partes, pois nós podemos contribuir com o conhecimento e eles podem adquirir isso através da Defensoria Pública”, concluiu o defensor público-geral.

 

ASCOM - RR

Top