E-DEFENSOR Usuários já podem instalar o aplicativo mobile e acompanhar seu processo de casa

O APP possibilita também uma comunicação direta e segura com o Gabinete

Agora, ficou fácil e simples acompanhar um processo judicial na Defensoria Pública do Estado (DPE) sem precisar sair de casa. Já está liberado para smartphones de usuários e usuárias o aplicativo mobile ‘e-Defensor’, um recurso que contribui para garantir que as pessoas fiquem em segurança e mantenham o distanciamento social em tempos de pandemia. 

Os atendimentos presenciais estão suspensos há três semanas. Somente os casos urgentes são atendidos via WhatsApp. Após um contato inicial, um servidor treinado pela DPE orienta o usuário na hora da instalação do aplicativo no celular, mas a adesão deve ser voluntária, ou seja, a pessoa precisa querer a instalação e aprender o funcionamento do app. 

O e-Defensor é um aplicativo que precisa estar conectado com a internet. Muito em breve, também estará disponível no sistema IOS, pois a equipe de Tecnologia da Informação da DPE trabalha nessa versão.

Entre as funcionalidades, estão a marcação de retornos, acompanhamento do andamento do processo, conversa por chat com o defensor, em horário combinado, e visualização do histórico de atendimento. Na plataforma, as informações do usuário estão seguras.

De acordo com o defensor público-geral, Stélio Dener, o aplicativo vem reforçar a campanha para que as pessoas permaneçam em casa. “Os nossos assistidos não precisarão sair de casa para se cadastrar. Uma vez encaminhado um contato para a central de atendimento e-Defensor, a central tomará as providências para habilitar o aplicativo no celular do assistido”, comentou.

Os atendimentos estão limitados a casos urgentes ou com risco de perecimento de direitos devido ao novo coronavírus. Para o chefe da Divisão de Infraestrutura de TI, Flávio Almeida, se o assistido tiver contato direto com o gabinete do e-defensor, ficará mais tranquilo, pois não será necessário buscar o atendimento via WhatsApp. “Eles falarão diretamente com o defensor responsável pelo seu atendimento”, reforçou. 

O primeiro cadastro foi realizado com a assistida Alessandra Oliveira, que procurou a Defensoria por uma ação de alimentos. Ao manter contato com a Defensoria via WhatsApp, ela teve a abordagem da recepção, indagando se desejava ter o aplicativo em mãos, para consultar o andamento processual a qualquer momento. Como manifestou interesse dizendo que sim, a recepção anotou e enviou o número da assistida para uma central de atendimento e-Defensor. “Eu vejo como uma forma de atender a todos, sem nos deixar esperando o atendimento presencial. Com esse app, podemos acompanhar nossos processos e saber como estão, eu gostei muito”, elogiou.

 

ASCOM DPE

 

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