ON-LINE: WhatsApp da Defensoria recebeu mais de 1.500 mensagens em quase 30 dias

A partir desta terça-feira, 05, todas as ações iniciais poderão ser protocolizadas

Em 20 dias úteis, desde o início da suspensão de atendimentos presenciais, a DPE (Defensoria Pública do Estado) já contabilizou mais de 1.500 atendimentos urgentes e com risco de perecimento de Direito, via WhatsApp. 

A partir do dia 05, terça-feira, o número deverá triplicar, pois todas as demandas iniciais da população, urgentes e não urgentes, poderão ser protocolizadas no Poder Judiciário, expandindo ainda mais o trabalho da Defensoria. Os atendimentos continuam a distância.

O defensor público-geral, Stélio Dener, foi sincero ao dizer que o trabalho remoto está sendo uma aprendizagem constante. “Nós ainda estamos aprendendo a trabalhar dessa forma na Defensoria. Enfrentamos dificuldades e vamos solucionando-as nos atendimentos remotos. Mais de 1.500 atendimentos, isso significa dizer que nós atendemos bem a população em relação aos critérios que são exigidos para esse tipo de trabalho”, argumentou.

A Defensoria continua atendendo a população, solucionando todos os interesses e buscando os direitos das pessoas que procuram a instituição. Esse atendimento é feito por teletrabalho, por meio dos gabinetes dos defensores públicos. “Estamos utilizando a tecnologia para a concretização do princípio constitucional da eficiência, na prestação dos serviços públicos de qualquer natureza para a população de baixa renda”, declarou Dener.

“O meu prognóstico para o próximo mês é que esse número, de 1.500 atendimentos, poderá ir para 5 mil atendimentos. Mesmo assim, isso está muito abaixo da nossa realidade mensal, quando o trabalho era presencial. Mas hoje, a gente não pode atender presencialmente em razão da pandemia, por isso, a cada dia, aperfeiçoamos esse atendimento remoto”, afirmou Dener. 

De acordo com o defensor-geral, antes da pandemia, a instituição atendia, diariamente, cerca de 300 pessoas na capital e 100 pessoas no interior, ou seja, mais de 8 mil pessoas/mês. A previsão do defensor é que, se os atendimentos do próximo mês chegarem a 5 mil, por meio do WhatsApp e do aplicativo e-Defensor, o número vai corresponder a 70% das pessoas que a DPE atenderia no trabalho presencial.

“Estamos crescendo exponencialmente, entretanto, esse crescimento exige muito esforço de todos nós que devemos ficar em casa, realizando nossa obrigação de atender as pessoas carentes e oferecer a possibilidade de se aproximarem da justiça”, avaliou.   

Segundo Dener, o atendimento eletrônico será reforçado ainda mais. Agora, quatro pessoas irão realizar o atendimento eletrônico inicial, que encaminhará as demandas para os gabinetes específicos. “O que vai estimular os gabinetes a atenderem ainda mais”, concluiu.

 

ASCOM DPE

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