Defensoria quer ampliação do horário de atendimento das UBS

Desta forma, todas as unidades de saúde teriam que funcionar das 08h às 20h

A Defensoria Pública do Estado deverá propor uma ação civil pública para garantir o funcionamento das unidades básicas de saúde (UBS) pelo período de 12 horas. A informação foi repassada pelo defensor público-geral do Estado, Stélio Dener, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 31.

A medida é fruto de uma série de recomendações solicitadas pela DPE ao poder público, para garantir o atendimento à população frente à pandemia do covid-19 e impedir o alastramento da doença.

“Os postos de saúde não estão atendendo, estão fechados, não funcionam todo dia. Atendendo o mínimo de pessoas, o que faz que o colapso da saúde só aumente. Na quarta fizemos uma requisição para a PMBV mas vamos tomar uma ação mais enérgica, por meio de uma ação civil pública para que os postos de saúde funcionem 12 horas por dia. A gente precisa. Precisamos de atendimento na rede de atenção básica”, declarou Dener.

Desta forma, todas as unidades de saúde teriam que funcionar das 08h às 20h. O defensor ressaltou ainda que a ação, bem como o acordo obtido com o Governo do Estado para o funcionamento do Hospital de Campanha, não tem o intuito de procurar irregularidades, mas sanar dificuldades. “A gente não quer apontar o dedo pros erros. Queremos ajudar a colaborar com o município e com o Governo de Roraima”, afirmou.

Fonte: FonteBV

 

Top