#LIVEDPE: Defensoria promove debate virtual sobre direitos de pessoas com deficiência em dias de pandemia

Para comemorar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, a DPE (Defensoria Pública do Estado) promove debate com o objetivo de combater preconceitos e propor inclusão em todos os espaços. Como proposta de contribuição social, a DPE realizará no dia 31 de agosto, segunda-feira, às 17h30, uma live especial com o tema “Inclusão & Acessibilidade: o papel das instituições públicas e os Direitos da Pessoa com Deficiência no contexto de pandemia”.

Com convidados influentes no movimento em prol da população com deficiência, o debate será mediado pelo subdefensor público-geral e atuante em ações para os direitos humanos, Oleno Matos, e será transmitido ao vivo nos perfis oficiais da DPE no Facebook (facebook.com/defensoriarr) e YouTube (youtube.com/c/DefensoriaRRcanal).

O presidente do COEDE-RR (Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Jean Martins, será um dos representantes locais para falar sobre as ações realizadas para o público no período de pandemia. Ele ressalta a importância da união entre instituições públicas para discutir o tema. “É necessário o fato de que estaremos disseminando os direitos desse segmento social. Os meios de comunicação pouco divulgam e é um momento muito oportuno pra essa união entre as entidades”, afirma o convidado.

Para representar a própria classe e o movimento social a nível nacional, a live também contará com a participação do presidente do Comitê Brasileiro das Organizações Representativas de Pessoas com Deficiência (CRPD) e assessor jurídico do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Moises Bauer. O convidado possui deficiência visual e é militante ativo na luta pelos direitos humanos e representatividade para pessoas com deficiência.

RELEVÂNCIA SOCIAL

 A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi estabelecida pela Lei nº 13.585/2017 e tem como principal objetivo promover a consciência coletiva da sociedade para as questões e necessidades específicas das pessoas com deficiência. Anualmente, diversas entidades e núcleos se reúnem para discutir e pensar em estratégias de desenvolvimento da organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, visando combater o preconceito e a discriminação.

A live da DPE também contará com a participação da tradutora e intérprete de libras Analú Fernandes, para fins de acessibilidade e democratização da informação.

Top