ENSINO A DISTÂNCIA: Defensoria Pública estreia curso em Produção de Artigos Científicos em plataforma online

A iniciativa é ofertada para membros das Defensorias Públicas de toda Região Norte

A Defensoria Pública do Estado, por meio do CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), estreia nesta terça-feira (29), às 15h no horário de Brasília, o curso de Produção de Artigos Científicos para membros das defensorias de toda Região Norte. A iniciativa tem como objetivo preparar os participantes e orientá-los no meio científico, fase importante para a implementação da revista científica regional da Defensoria.

O período das aulas se estende até o dia 29 de outubro. As três primeiras semanas serão direcionadas para o aprendizado das partes que constituem um artigo científico, e as duas últimas semanas serão para orientações na produção dos artigos, além da simulação para a publicação dos trabalhos produzidos. O ensino a distância ocorrerá por meio da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, Ambiente de Aprendizagem Dinâmico e Modular Orientado a Objetos) com videoconferência, materiais didáticos e atividades. Vale destacar que o projeto de ambiente virtual da DPE/RR foi desenvolvido em etapas, há 2 anos, pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

Para o coordenador do curso e assessor jurídico, Vilmar Silva, a implementação do curso em ensino a distância é um momento histórico para a Defensoria Pública e já é considerado um fruto prático da revista. “Essa é a primeira vez que um curso será desenvolvido e aplicado no ambiente de ensino a distância da DPE, por meio do CEAF. Além disso os integrantes terão qualificação para produzirem artigos científicos a serem publicados, preferencialmente, em nossa Revista”, afirmou.

O assessor também pontua a possibilidade de expansão do público que será beneficiado com a oferta do curso, também sobre atividades no formato on-line: “a plataforma possibilitará, desde já, o desenvolvimento e aplicação de cursos, treinamentos e outras modalidades de qualificação dos membros e servidores da Defensoria Pública em Roraima, bem como para públicos externos, independentemente da localização geográfica, bastando ter acesso à internet.”

Poderão participar Defensores Públicos, Consultores e Assessores Jurídicos das defensorias públicas do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Cada estado tem direito a cinco vagas, e no final do curso cada participante receberá certificado de 40h.

 

Top