MAIO VERDE PELA VIDA: Campanha da Defensoria mobiliza doadores voluntários de sangue

Banco de sangue do Hemoraima está em estado crítico

 

“É muito gratificante saber que posso salvar uma vida com meu próprio sangue”, diz o doador Nicolau da Costa

Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Pensando nisso, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) mobilizou a campanha “Maio Verde pela Vida” e atraiu doadores voluntários para abastecer o banco de sangue do Hemoraima, que está em estado crítico. A ação fez parte das comemorações alusivas ao aniversário de 21 da DPE-RR.

A ação ocorrida nesta sexta-feira(21), que mobilizou servidores da Defensoria e de entidades que apoiaram a causa, teve o objetivo de abastecer o estoque a fim de atender as demandas das unidades hospitalares, além de efetuar novos cadastros para que sejam mantidas as doações voluntárias.

Segundo o defensor público-geral, Stélio Dener, a proposta visa ajudar, por meio das doações, as pessoas que mais precisam.  “Nós estamos na semana em que comemoramos os 21 anos da Defensoria pública. A ideia principal é estar cada vez mais perto da população, buscando aproximar a sociedade da justiça e também dos seus direitos. Aqui no Hemoraima, estamos fazendo doação de sangue para ajudar as pessoas que precisam do direito à saúde”, ressaltou.

O servidor Luiz Nicolau da Costa Sokalowicz participou da campanha e pontuou a ação da DPE-RR como uma iniciativa importante: “É muito gratificante saber que posso salvar uma vida com meu próprio sangue”, contou.

          Quem também aproveitou a oportunidade foi o servidor da DPE-RR, Riso Duarte, que além de doar sangue doou plaquetas. Ele reiterou que essa ação pode salvar muitas vidas. “Já são cinco anos que eu venho fazer as doações, tanto de sangue quanto de plaquetas e, quando o estoque está baixo, sou convocado para doar. Para mim é uma honra, além de ajudar, doar faz bem,” disse.

Na doação de plaquetas o sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos. Esse processo é feito de forma segura com material descartável e livre de contaminações.

          “Esse tipo de incentivo fortalece muito nosso banco de sangue, que está em situação crítica. Nós estamos com muitas demandas e o estoque de sangue está baixo. O Hemoraima é o único posto de coleta de sangue que abastece todo o estado. Não apenas os hospitais públicos, mas também os privados. É importante que todos se solidarizem com essa causa para podermos salvar muitas vidas”, disse a assistente social do Hemoraima, Márcia Kelly.

 O QUE PRECISA PARA DOAR: Doar sangue pode ser uma tarefa simples. Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas antes da doação.

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal, e maiores de 60 anos devem ter doado antes. Gripe, resfriado, febre e COVID-19 são fatores de impedimento temporário de doação.

Na hora da doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto.

PONTO DE COLETA: O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 a 12h e de 13h30  às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo número 98404-9594.

ASCOM DPE (095) 991181698 | www.defensoria.rr.def.br

 

Top