MIGRANTES: Ação com povos indígenas Warao marca início da programação de aniversário da Defensoria

“Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade racial” é o tema da Campanha Nacional 2021 da Associação de Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), lançada nesta terça-feira (17). A iniciativa visa promover conscientização sobre ações afirmativas de combate ao preconceito étnico-racial.

As atividades tiveram início com atendimentos aos povos indígenas venezuelanos da etnia Warao, no abrigo do bairro Tancredo neves. A programação faz parte das comemorações de 21 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e da campanha nacional 2021. Tendo em vista o período pandêmico, parte da programação será realizada de forma virtual.

Os atendimentos, uma parceria entre a DPE, por meio da Câmara de Conciliação, com a Justiça Itinerante, seguirão por toda a semana ou até atender a todos e todas.  

No dia da defensora e defensor público - 19 de maio – haverá uma Sessão Magna alusiva que homenageará 21 personalidade atuantes na luta pela igualdade étnico-racial. No evento, também serão apresentadas novidades quanto ao III Concurso para Membros da Defensoria. As atividades do dia encerram às 18h com a iluminação do Mirante no parque do Rio Branco em homenagem ao Maio Verde.

Na sexta-feira, dia 21, ocorrerá o primeiro Diálogo Virtual no Instagram, às 16h, com o tema “Defesa de Direitos e o Combate ao Racismo”. Os participantes serão: defensora-geral, Stélio Dener, subdefensor-geral Oleno Matos e a convidada, deputada federal Joenia Wapichana.

Encontro regional – Já na segunda semana de atividades, nos dias 26 a 28 de maio será promovido de forma virtual o primeiro Encontro Regional das Defensorias Públicas da Região Norte. As ações alusivas têm continuidade com o início no dia 31, das visitas virtuais dos assistidos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo com os seus familiares. O projeto atenderá somente presos do regime fechado.

Top