DPE E ADPER lançam campanha nacional contra o Racismo

"Racismo se combate em todo lugar: Defensoras e Defensores Públicos pela equidade étnico-racial’’, tema da campanha nacional da ANADEP - apoiada pela Defensoria Pública e Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Roraima (Adper) - lançada na manhã desta terça-feira,(18). A iniciativa visa fomentar a necessidade de equidade étnico-racial no acesso aos direitos e políticas públicas de pessoas indígenas, negras e migrantes.

Estiveram presentes representantes da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR), Adper, União de Negros pela Igualdade (UNEGRO), Centro de Migração  de Direitos Humanos e Organização de Mulheres Indígenas de Roraima.

O lançamento da campanha aconteceu para toda a imprensa roraimense e para a sociedade em geral, por meio do canal do Youtube da DPE. O presidente da Adper, defensor Frederico Cezar Leão Encarnação, iniciou a solenidade com um minuto de silêncio em respeito às famílias que perderam seus entes queridos para a Covid-19.

Em seu discurso, Encarnação explicou que todo ano, desde de 2008, a Associação vem desenvolvendo campanhas que defendem os direitos das pessoas. “Esse ano de 2021 foi eleito pelas defensoras e defensores públicos a temática antirracismo”, disse.

De acordo com o estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de 2019, Atlas da Violência, as pessoas negras são as maiores vítimas de mortes violentas no Brasil. De mais de 65 mil registros, ao menos 75% foram de indivíduos negros e, mais da metade, de jovens entre 15 e 29 anos.

 

Representantes levantaram questões sociais sobre racismo, políticas públicas e equidade

Para a coordenadora do Centro de Migrações e Direitos Humanos, Irmã Telma Lage, essa ação busca levar a voz de pessoas migrantes que, muitas vezes, sofrem com racismo e discriminações raciais.

“Em rede a gente protege mais, para mim, essa campanha contra o racismo  vem justamente para sensibilizar as pessoas, a gente não mede valor de pessoa pela cor da pele, pelo idioma que fala, o nosso parâmetro deveria ser a humanidade. Antes de sermos pretos, amarelos, indígenas, somos pessoas humanas”, declarou.

A vice-presidente da Organização de Mulheres Indígenas de Roraima, Rosimeire Cavalcante Barbosa, durante o lançamento ela levantou as principais reivindicações da comunidade e pretende garantir que todos juntos trabalharão lado a lado para adotar uma série de medidas com foco no combate a todas as formas de discriminação racial.

“Nós trabalhamos para dar visibilidade às mulheres que sofrem com a violência, a fim que esse crime não fique impune, nós iremos atuar junto com a Defensoria para garantir os direitos de todos”. disse.

Por fim, o defensor público-geral da DPE-RR, Stelio Dener, explicou sobre o funcionamento das cotas nas Defensorias Públicas e sobre as políticas públicas que têm o objetivo de interromper processos históricos de discriminação racial e garantir a presença da população negra e indígena nos concursos.

*“Para que nós possamos, através da Defensoria e da organização civil organizada, dar o pontapé inicial para criação do ‘Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial’, para que possamos sensibilizar o Governo Estadual e o Poder Legislativo na criação de mais esse órgão de defesa para as pessoas que mais precisam”. finalizou

Além do lançamento da campanha, foram apresentadas as atividades comemorativas pelos 21 anos de criação da Defensoria Pública em Roraima. A programação será intensa por todo o mês de maio - mês verde. confira:

 Segunda-feira (Dia 17/05)

8h30- Lançamento da marca nas redes sociais;

9h30 - Ação de atendimento com os indígenas venezuelanos - Warao (De 17 a 21/05)

Local: virtual e presencial no abrigo do bairro do Tancredo Neves

Parceria: Câmara de Conciliação e Justiça Itinerante

11h - Início do Projeto Família em Rede com os reeducandos da PAMC - (Cadastro até o dia 28/05)

19h – Lançamento Nacional da Campanha pela Anadep – virtual

** Divulgação da Semana da Defensora e do Defensor pelo Defensor-Geral nos municípios do interior;

* *divulgação nas redes sociais

 

Terça-feira (Dia 18/05)

8h30 – Lançamento estadual da Campanha “RACISMO – se combate em todo lugar”

Evento virtual por meio do Youtube | youtube.com/defensoriarrcanal

** Divulgação da Semana da Defensora e do Defensor pelo Defensor-Geral nos municípios do interior;

** divulgação nas redes sociais 

** Lançamento do Twitter da DPE/RR 

 

Quarta-feira (Dia 19/05)

Dia Nacional da Defensora e Defensor Público / Defensoria completa 21 anos de atuação

9h -Sessão Magna alusiva aos 21 anos da DPE e homenagem de 21 pessoas e instituições ;

    Novidade sobre o III Concurso Público para Membros da DPE-RR;

18h - Iluminar de verde - cor da Defensoria Pública - o Mirante do Rio Branco

** divulgação nas redes sociais

 

Quinta-feira (Dia 20/05)

** divulgação nas redes sociais

16h - Diálogo Virtual pelo Instagram (@defensoriar) com o tema “Pelo fim do genocídio negro”

Parceria: DPE e UNEGRO

** Divulgação da Semana do Defensor pelo Defensor-Geral nos municípios do interior;

 

Sexta-feira (Dia 21/05)

** divulgação nas redes sociais

10h - Diálogo Virtual pelo Instagram (@defensoriar) com o tema Migrantes, refugiados e Comunidades de Acolhida

16h - Diálogo Virtual sobre a temática indígenas. A confirmar.

 

26 a 28/05 – Encontro Regional das Defensorias Públicas da Região Norte (virtual)

31/05 - Visitas Virtuais de familiares com o assistido da PAMC;

Confira as fotos do lançamento da campanha aqui.

Top