ADOLESCENTES X COVID-19: Ministério da Saúde recua e mantém vacinação de adolescentes

DPE-RR havia recomendado o retorno da imunização no último sábado (18)

O Ministério da Saúde voltou a liberar a vacinação contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. O anúncio foi feito após cinco dias que a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) recomendou que as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal da capital não suspendessem a imunização.

O pedido foi feito no último sábado (18) pelas defensoras e defensores integrantes do Grupo de Atuação Especial da Defensoria Pública (GAED), da DPE-RR atuante - junto às Varas da Infância e Juventude, da Defensoria Especializada para Tutela e Defesa dos Direitos à Saúde Pública (DESP) - dirigido aos Titulares das Pastas da Saúde Estadual e do Município de Boa Vista.

O Ministério da Saúde havia suspendido a imunização de pessoas de 12 a 17 anos em todo o Brasil e apenas adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou que estivessem privados de liberdade poderiam ser vacinados.

De acordo com o defensor público-geral, Stélio Dener, a adesão à recomendação foi de necessidade extrema para a manutenção da saúde pública. “A faixa etária dos adolescentes não poderia ficar de fora da vacinação, pois precisamos conter urgentemente o avanço da pandemia, tendo vista o surgimento de novas variantes da Covid-19. É necessário colocar em prática o direito à saúde pública do cidadão”, disse.

A restrição do Ministério da Saúde estava na contramão das evidências técnico-científicas de segurança e eficácia da vacina para este público e da decisão, de junho, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou o uso da vacina Pfizer para adolescentes a partir dos 12 anos.

VACINÔMETRO: De acordo com o SIPNI da Prefeitura de Boa Vista já foram 23.918 doses da vacina aplicadas nos adolescentes de faixa etária de 12 a 17 anos, sendo 22.653 (D1) e 1.264 (D2). Os dados são do período de 16 de agosto até dia 23 de setembro.

 

ASCOM DPE

Top