Defensora pública participa de roda de conversa sobre violência doméstica com migrantes

Defensora Pública, Terezinha Muniz, da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, por meio da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), participou de roda de conversa sobre o Atendimento de Mulheres Migrantes Vítimas de Violência Doméstica, promovido pela Pastoral do Migrante da Paróquia de São José Operário de Caracaraí, nesta sexta-feira (5).
O evento ocorreu no prédio da Defensoria Pública de Caracaraí e contou com a participação de representantes da Secretaria de Ação Social, membros e membras da Pastoral do Migrante da Paróquia de São José Operário de Caracaraí e Mucajaí, Cáritas Roraima, Mulheres migrantes de Caracaraí, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambos no município.
A reunião presencial teve como intuito orientar e levar conhecimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de apresentar os tipos de serviços e apoio que a Defensoria Especializada oferece às vítimas. A Defensora Pública, Terezinha Muniz, diz que é importante falar sobre os direitos que as mulheres têm à disposição e como ter acesso a eles.
“Hoje conversamos com as entidades que vêm trabalhando com as comunidades de mulheres imigrantes venezuelanas em Caracaraí, abordamos sobre os direitos na defesa da mulher, a garantia desses direitos e como trabalhar de forma articulada com os integrantes da rede de proteção, além de levar todas as medidas de assistência psicológica e jurídica, porque o nosso trabalho é atuar com ação de educação em direitos”, detalhou Muniz.
A assistente social, Natália Marques, participou do diálogo, para ela essa foi uma boa oportunidade de aprender mais sobre proteção à mulher. “Nós, mulheres, temos uma lei que nos ampara e, para qualquer tipo de situação que envolva violência, é imprescindível conhecê-la e apresentá-la para outras que ainda não conhecem”, ressaltou Natalia.
Para o representante da Pastoral do Migrante, Rubem Dario Arellan, poder contar com a integração operacional da Defensoria Pública, áreas de segurança pública, assistência social, saúde, educação, trabalho e habitação, é primordial para todas as mulheres, pois destaca a importância do apoio às vítimas de violência.
“A realização de campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, é o caminho para diminuição da violência, visando formar um veículo de confiança entre a Pastoral e as vítimas, além de ajudar a superar o impacto da violência sofrida, resgatando a autoestima de cada uma”, explicou Rubem.
A Defensoria Especializada busca oferecer a melhor assistência aos grupos sociais vulneráveis, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Além disso, a Defensoria também dispõe de atendimentos gratuitos nas áreas cível, criminal, judicial, extrajudicial e também na educação em direitos a todas que buscam refúgio, integridade física, psíquica, social e patrimonial.

Top