VISITA TÉCNICA: Defensora de RR visita Casa da Mulher Brasileira de São Luiz/MA

A defensora pública, Terezinha Muniz, titular e chefe da Defensoria Especializada de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, cumpriu uma série de compromissos como parte da visita técnica à Casa da Mulher Brasileira (CMB) de São Luís do Maranhão, por meio do Colegiado Gestor da CMB de Boa Vista.

Com a visita técnica, a equipe poderá observar, avaliar, analisar de que forma o serviço na capital maranhense é prestado na prática, podendo assim, proporcionar um melhor serviço de atendimento as mulheres vítimas de violência no estado de Roraima.

Outro ponto importante será de ampliar ainda mais os projetos de prevenção e proteção já executados, além de implementar novas estratégias no aprimoramento da política de enfrentamento á violência contra as mulheres vítimas de violência em Roraima.

Segundo Terezinha, a sugestão da CMB de São Luís foi por ser um estado onde é desenvolvido um projeto modelo da Ronda Maria da Penha, com atuação, tanto na CMB, como fora. Justifica ainda, pelo fato de todos os órgãos atuarem dentro da unidade, funcionando integralmente. Além da oportunidade de articular novas estratégias de proteção às vítimas de violência e de promoção da autonomia econômica e social junto ao Sistema de Justiça e Segurança e Rede socioassitencial, órgãos afins do Estado e Município.

Na programação, houve reunião técnica na CMB de São Luiz/MA, para conhecer os serviços disponibilizados para as mulheres em situação de violência de gênero e troca de informações e experiências entre os órgãos que prestam serviços a essa população alvo; encontro com representantes de movimento social; evento alusivo aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, entre outras agendas.

HISTÓRICO: Conforme as diretrizes de funcionamento da Casa da Mulher  Brasileira (CMB), a unidade atua com corresponsabilidade entre todas as instituições nela inserida, pois integra, amplia e articula os equipamentos públicos voltados às mulheres em situação de violência. Seu funcionamento integrado, evita que as mulheres sejam revitimizadas na rota crítica, em busca de atendimento na rede de apoio.

A CMB é um projeto comum, articulado de ações do Governo Federal, Estadual, dos Municípios, para integração operacional do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, com as áreas de Segurança Pública da Polícia Civil - DEAM, Polícia Militar – Ronda Maria da Penha, Assistência Social, Saúde, Trabalho entre outras. Os serviços da Casa da Mulher Brasileira de Boa Vista - RR, foram abertos em janeiro de 2019.

A sugestão da CMB de São Luís - MA, sucedeu-se por ser um estado onde é desenvolvido um projeto modelo da Ronda Maria da Penha, com atuação, tanto na CMB, como fora. Justifica ainda, pelo fato de todos os órgãos atuarem dentro da unidade, funcionando integralmente, além de termos a oportunidade de articular com o Sistema de Justiça e Segurança e Rede Socioassistencial, os órgãos afins do Estado e Município, novas estratégia de proteção as vítimas de violência, além da Promoção da Autonomia Econômica e Social. Desta forma, solicitamos o custeio da passagem aérea de ida e volta do representante para São Luís - Maranhão, de 24 à 28 de novembro de 2021 para que possamos, através de uma visita técnica, observar, avaliar, analisar de que forma o serviço é prestado na prática, podendo assim, proporcionarmos um melhor serviço de atendimento as mulheres vítimas de violência no Estado de Roraima.

 

ASCOM-RR

Top