ANTES DA FOLIA, DOE SANGUE: Defensoria Pública realiza campanha para incentivar doação de sangue

Dia D da campanha será nesta quinta-feira (24). Com estoque crítico, Hemocentro necessita de doações de todas as tipagens

 

O objetivo da campanha é auxiliar na ampliação do estoque do Hemocentro com a retomada das cirurgias eletivas na Rede Pública de Saúde.

A solidariedade também está presente nas ações da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). Nesta quinta-feira (24), das 13h às 17h, defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, familiares, amigos e público externo estão convidados e convidadas a ajudar o próximo com um simples gesto: a doação de sangue.

O estoque de sangue no Hemoraima entrou em nível crítico e, com a chegada do Carnaval e a retomada das cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR), a necessidade de doadores de todas as tipagens se tornou maior.

O defensor público-geral, Stélio Dener, explica que o respeito à vida é um dos preceitos da Defensoria Pública.

“A Defensoria visa a garantia de direitos aos que se enquadram no público atendido por nós, ou seja, a população mais carente. Mas a vida é um direito universal, um direito de todas e todos, independente de posição social, sexo, religião ou etnia. Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas e muito mais que isso, também leva esperança e sorrisos com um simples ato”, disse Stélio Dener.

REQUISITOS: Para ser um doador, é necessário ter entre 16 e 69 anos, além de pesar mais de 50 kg e não estar em jejum no dia da doação. No caso dos adolescentes, é preciso estar acompanhado pelos pais ou responsáveis legais.

ORIENTAÇÃO: Antes da doação, é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até duas horas antes da coleta. Caso o candidato esteja com sintomas de gripe ou resfriado e febre não poderá fazer a doação, da mesma forma grávidas e mulheres no período pós-parto.

ONDE DOAR: O Hemocentro está localizado próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Caso o candidato não possa comparecer no Dia D da Defensoria, o agendamento pode ser feito por meio do telefone (95) 2121-0831.

 

ASCOM DPE

Top