EDUCAÇÃO EM DIREITOS: Sede da Escola Superior da DPE-RR será inaugurada hoje

A cerimônia ocorre nesta quarta-feira (30), na rua Coronel Mota, 48 - Centro

A ESDEP ofertará qualificação para servidores e servidoras da DPE-RR, além de cursos de educação em direitos para o público externo

A nova sede da Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (ESDEP-RR) será inaugurada nesta quarta-feira (30), a partir das 18h. O novo endereço está localizado na rua Coronel Mota, 48 - Centro. Além da presença de defensores, defensoras, servidores e servidoras, o evento contará com a presença de deputados estaduais e do governador Antonio Denarium.

A mudança possibilitará maior capacidade de trabalhos de educação em direitos para servidores e servidoras da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) e ao público em geral. A ESDEP foi criada pela Lei Complementar n° 302, de 10 de agosto de 2021. A escola substitui o antigo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

Desde a criação do CEAF até a transformação da Escola Superior, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas por meio de cursos, treinamentos entre outras atividades promovidas pela entidade.

Segundo o coordenador-geral da ESDEP-RR, Vilmar Antônio da Silva, com a ampliação para um novo espaço, a escola poderá promover atividades de interesse social, inclusive para outros órgãos públicos.

“A Escola Superior passa a ter competência para promover atividades direcionadas aos usuários dos serviços da DPE e toda população, [atividades] que abordem temas como cidadania e violência urbana e rural, discriminação racial e de gênero, violência contra a mulher, direitos do idoso, do consumidor, das pessoas com deficiência, da criança e do adolescente, das populações indígenas e quilombolas e valorização das famílias, a fim de fortalecer a atuação da Defensoria na esfera preventiva; realizar concursos públicos, cursos de pós-graduação, extensão, preparatórios e aperfeiçoamento técnico-profissional, inclusive para outros órgãos públicos”, detalhou Vilmar.

Conforme o diretor-geral da ESDEP-RR, defensor público Ronnie Garcia, a inauguração do prédio será a realização de um sonho antigo. “A gente viu que realmente a escola tinha a necessidade de uma estrutura mais adequada, a exemplo dos outros estados. De seis anos pra cá decidimos criar o CEAF, que em 2021 mudou para a ESDEP, e com essa evolução agora teremos nossa querida Escola Superior. Realmente é um sonho se tornando realidade”, comemorou.

O defensor público geral, Stélio Dener, ressaltou que o novo prédio, em fase de conclusão das adequações, possui elevador, auditório amplo, área de convivência, biblioteca, estúdio para gravação de vídeo aulas, banheiros adaptados, entre outros melhorias. "Acredito que a transformação passa por uma educação de qualidade. A partir do projeto, possibilitaremos a oportunidade de aprendizado e mudança, agora cabe a cada um aproveitar esse momento para absorver o melhor das aulas”, ressaltou.

“A educação em direitos é fundamental para conscientizar os indivíduos, de modo que se possam alcançar a máxima efetividade dos direitos humanos através da Defensoria”, expressou Dener.

EVENTO - A cerimônia de inauguração será aberta ao público e terá início às 18h desta quarta-feira (30), no novo prédio da escola, localizado na rua Coronel Mota, 48 - Centro.

 

ASCOM DPE (095) 3623-1615 / 991181698

 

 

Top