MIGRAÇÃO: Defensora Pública visita novo abrigo para indígenas Warao venezuelanos da Operação Acolhida

Espaço fica em Boa Vista (RR), local do antigo Rondon 3

 

FOTOS: OP. ACOLHIDA / A defensora pública Jeane Xaud visita o abrigo Waraotuma a Tuaranoko

A visita também foi acompanhada por representantes de outros órgãos do Sistema de Justiça

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) foi representada pela defensora-pública Jeane Xaud, membra do Grupo de Direitos Humanos da DPE, em visita ao abrigo Waraotuma a Tuaranoko (antigo Rondon 3) em Boa Vista (RR) nesta segunda-feira (11). O local é destinado aos indígenas venezuelanos.

O Abrigo, inaugurado no último dia 25 de março, foi apresentado pelo general Sérgio Schwingel, coordenador da Operação Acolhida em Roraima. A visita também foi acompanhada por representantes de outros órgãos do Sistema de Justiça.

O novo abrigo tem capacidade para receber 1,5 mil pessoas e agora, conforme a ForçaTarefa, os indígenas Warao poderão participar dos programas de interiorização voluntária, uma antiga demanda.

Durante a visita, a defensora conheceu as carpas familiares (alojamentos de lona), que foram ampliados para acolher os indígenas e possibilitar que pudessem dormir em redes. Também foram apresentadas as demais áreas como cozinha, banheiros, lavanderia, espaços para atividades de artesanato, área comunitária e outros.

A defensora Jeane Xaud informou que ficou positivamente impactada, apesar de muitas coisas importantes ainda estarem sendo construídas e garantidas. Jeane também conversou com pessoas indígenas abrigadas e levará os pedidos de apoio recebidos na ocasião ao conhecimento da Administração Superior e ao Grupo de Direitos Humanos da DPE-RR.

 

Top