EM PORTO ALEGRE: DPE-RR participa da primeira edição temática do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

Evento ocorre em Porto Alegre entre os dias 26 e 30 de abril. 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), representada pela Defensora Jeane Xaud, uma das membras fundadoras da ColetivA Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, que tem representatividade em todos os estados e conta com mais de 200 defensoras membras, participa da primeira edição temática do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia.

O evento tem como objetivo abordar o Sistema de Justiça e a Democracia sob diversos ângulos teóricos e também práticos. Ao final, serão apresentadas propostas à reflexão coletiva e ao diálogo público. Durante a programação, vão ocorrer palestras e rodas de conversa. A mesa de abertura, com tema “Vítimas do Sistema de Justiça”, contará com a presença da ex-presidente da república, Dilma Rousseff. 

As discussões serão divididas em cinco eixos: Democracia, Arquitetura do Sistema de Justiça e as forças sociais; Sistema de Justiça, Democracia e Direitos de grupos vulnerabilizados; Capitalismo, desigualdades, relações sociais, mundos do trabalho e sistemas democráticos de Justiça; Democracia, Comunicação, tecnologias e Sistema de Justiça e Perspectiva transformadora do Sistema de Justiça e a centralidade da cultura nesse processo. 

O evento é preparatório ao Fórum Social Mundial que será realizado entre os dias 1º e 6 de maio no México. 

PARTICIPAÇÃO DA DPE: A Defensora Jeane Xaud participará de duas rodas de conversa no evento, ambas no dia 28. A primeira ocorre às 11h, com tema “A democratização política pelo trabalho delas” e a segunda às 16h30 sobre “Violência institucional de gênero”. 

Jeane Xaud é uma das membras fundadoras da Coletiva Mulheres Defensoras Públicas do Brasil, que reúne mais de 200 defensoras públicas e (re)existe desde 2016, explica que a participação das mulheres  defensoras do Norte no evento trará diversidade na discussão devido às particularidades da Região Amazônica.

“Nós lidamos com uma gama de violações de direitos humanos muito diferente dos demais estados brasileiros e do mundo. Somos uma tríplice fronteira, com uma grande população indígena e isso precisa ser visibilizado pelo centro sul e o mundo. 

A representatividade das defensorias do Extremo Norte do Brasil se faz necessária dentro desse Fórum.

Destaca que FSMJD engloba mais de 150 movimentos e entidades da sociedade civil participantes e o pleito referente à construção de um sistema de justiça que realmente trabalhe na redução da opressão das minorias vulnerabilizadas é inarredável do interesse direto da Defensoria Pública em razão de sua missão constitucional de promoção dos direitos humanos (art.134, caput, da CF/88) e de sua natureza de Ombudsman dos Direitos Humanos, principalmente nesse delicado momento de inúmeros ataques institucionais sofridos pela Defensoria, a demandar sua presença e fortalecimento.

Você pode conferir a programação completa do evento no site do FSMJM (https://fsmjd.org/sem-categoria/fsmjd-2022/).

Top