SISTEMA PRISIONAL: DPE-RR promove encontro com familiares de pessoas privadas de liberdade

O encontro acontece sexta-feira (22), das 9h às 11h, no Núcleo Criminal da DPE-RR.

 

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Iniciativa é realizada pela Execução Penal da DPE-RR, sob a coordenação do defensor Frederico Leão.

Projeto visa apurar demandas de interesse coletivo de mulheres e homens que cumprem pena em Boa Vista-RR.

O Núcleo Criminal da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio do Gabinete da Execução Penal, promoverá série de encontros periódicos com familiares de pessoas que cumprem pena nas unidades prisionais de Boa Vista-RR. O primeiro encontro do ano acontece nessa sexta-feira (22), das 9h às 11h, no prédio da Defensoria, no bairro Caranã.

A iniciativa faz parte do projeto “Defensoria Pública e familiares de pessoas presas: compartilhando angústias e formando soluções”. O objetivo é apurar a existência de demandas coletivas e buscar soluções para as graves violações de direitos fundamentais que possam existir no sistema prisional de Roraima.

O autor do projeto, defensor público Frederico Leão, explica que estes encontros não se tratam de atendimentos individuais, quando são feitas verificações sobre o andamento de processos, por exemplo.

“A ideia desse primeiro encontro é expor algumas ações da DPE. Buscamos com os encontros captar demandas de interesse coletivo”, complementou.

ENCONTROS: a ação está programada para ocorrer no auditório do Núcleo Criminal da DPE-RR, localizado na rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, nº 1415, Caranã. A intenção é que esses encontros sejam realizados sempre na primeira sexta-feira do mês, das 9h às 11h. A cada encontro serão convidadas 15 pessoas.

O PROJETO: a iniciativa foi apresentada às defensoras e defensores da área criminal no dia 24 de junho deste ano. O projeto também visa capacitar familiares de pessoas em cumprimento de pena em Boa Vista-RR com noções gerais de direitos humanos e de execução penal, conhecer as dificuldades experienciadas suportadas pelos familiares das pessoas presas, catalogar as informações obtidas, fomentar o diálogo entre defensoria pública, familiares de custodiados e demais órgãos com atuação na área da execução penal, além de buscar a resolução extrajudicial de conflitos.

 

ASCOM DPE (095) 991181698

Top