AGOSTO LILÁS: Emoção, depoimentos e informação marcam evento da DPE-RR pelos 16 anos da Lei Maria da Penha

O evento teve como objetivo disseminar informações como forma de prevenção e empoderamento das mulheres.
 
Professora Mariah Ribeiro decidiu compartilhar a própria história para ajudar outras mulheres (FOTO: ASCOM/DPE-RR)
 
Independente, segura e confiante. É desta forma que a professora Mariah Ribeiro, de 51 anos, voltou a se sentir após sair de um relacionamento marcado pela violência doméstica. Ela compartilhou um pouco da própria história no Diálogo com Elas, evento promovido pela Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha, na sexta-feira (19).
 
“Eu sinto que as pessoas me olham com mais firmeza, e o meu objetivo de vida hoje é incentivar outras mulheres a buscar ajuda, para que elas possam se sentir valorizadas. Mulher nenhuma merece apanhar ou ser humilhada. Nós merecemos ser amadas”, afirmou Mariah.
 
A programação foi idealizada pela Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (DEPDDM), que faz parte da estrutura da DPE-RR e atua no acolhimento e assistência jurídica de sobreviventes da violência doméstica.
 
As palestras foram voltadas à informação e ao empoderamento da mulher como forma de prevenção. O auditório da sede da DPE-RR, onde aconteceu o evento, ficou tomado por emoção durante os depoimentos de sobreviventes.
 
Diálogo com Elas contou com a participação de integrantes da rede de proteção às vítimas de Roraima (FOTO: ASCOM/DPE-RR)
 
 
Para Thelma Tataira, de 36 anos, que é assistida pela Especializada, o evento foi motivador e a ajudou a entender como seguir em frente.
 
“Foi muito bom e motivador. Ajudou a gente a entender como conseguir sair [da situação de violência]. Às vezes a gente já saiu, mas não sabe mais como levar adiante. Nos ajudou a saber como ir além”, disse.
 
A titular da DEPDDM, a defensora pública Terezinha Muniz, explicou que o principal objetivo do evento foi levar informações sobre a importância de um atendimento humanizado às sobreviventes da violência. Ela acredita que as pessoas participantes foram impactadas de forma positiva. 
 
“Tenho certeza que o olhar em relação às mulheres que sofrem violência doméstica, a partir de hoje, passa a ser outro. O sentimento, a forma de tratar, a forma de atender, eu tenho certeza que se já era boa, mas vai ficar muito melhor”, declarou a defensora.
 
O Diálogo com Elas contou com a presença e participação de integrantes da rede de proteção das vítimas, como a coordenadora Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres da Casa da Mulher Brasileira, Joselita Martins Peixoto; a delegada Verlânia Silva de Assis, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Lucimara Campaner; e a juíza Suelen Márcia Silva Alves.Também palestraram o psicólogo da DPE-RR, Ed Luiz e a advogada e escritora Daniele Acácia e a master coach Luana Rolim.
 
O evento ocorreu no auditório da sede da DPE-RR (FOTO: ASCOM/DPE)
 
ASCOM/DPE (95) 99118-1698 / 99153-6513
Top