ESPECIALIZADA DA SAÚDE: Atuação da DPE-RR garante TFD para gestante com síndrome de Transfusão Feto-Fetal

 

Em menos de cinco dias, após ação da Especializada da Saúde, viagem da paciente foi marcada para este sábado (21)

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Atendimentos da Especializada da Saúde acontecem na sede cível da DPE-RR

 

Em menos de uma semana, a atuação da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da Defensoria Especializada da Saúde Pública (DESP), garantiu a realização de tratamento fora do domicílio para uma gestante diagnosticada com a síndrome de transfusão feto-fetal (STFF) estágio IV e hipertensão gestacional.

 

A STFF é uma doença da placenta, que afeta gestações gemelares. Nesta síndrome, o sangue passa desproporcionalmente de um bebê para o outro através da conexão de vasos sanguíneos por esta placenta compartilhada. O caso requer cirurgia de cauterização com laser dos vasos placentários, que não é realizada no estado.

 

Devido à gravidade, imediatamente após o atendimento da paciente na quinta-feira (12), a DESP encaminhou requisição administrativa à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), assinalando o prazo de 48hs para a secretaria se manifestar sobre o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da paciente.

 

Sem respostas ao final do prazo, na terça-feira (17), a Defensoria ingressou com a demanda judicial em face do Estado de Roraima para que procedesse, de forma imediata, com o TFD da paciente.

 

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde, por meio de sua Secretária Adjunta, confirmou tanto a captação de vaga para a paciente, na cidade de São Paulo (SP), com internação prevista para este domingo (22), quanto a emissão dos bilhetes de passagem aérea para a paciente e acompanhante para este sábado (21).

 

ESPECIALIZADA DA SAÚDE: A DESP realiza atendimentos de demandas individuais e qualquer pessoa que esteja enquadrada dentro dos critérios para atendimento pela DPE-RR, e que necessite de amparo para garantir seu direito à saúde, pode procurar os serviços da instituição. 

 

Para obter orientação e assistência jurídica na DPE-RR por meio da DESP ou qualquer demanda no direito cível, é preciso comparecer presencialmente na sede da Defensoria na avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro ou enviar uma mensagem para o atendimento virtual DIVA 95 99168–4436. O horário de atendimento é das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. 

Top