MAIO VERDE: Em menos de cinco meses, DPE-RR já realizou 48% dos atendimentos registrados em 2022

 

Aumento é resultado da ampliação de 30% na capacidade de atendimento nas unidades

FOTOASCOM/DPE

Nesta sexta-feira (19), a Defensoria completa 23 anos de fundação, com uma demanda cada vez maior

 

 

Com a ampliação da capacidade de atendimento nas unidades defensoriais no início deste ano, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) já realizou, em menos de cinco meses, cerca de 48% dos atendimentos registrados em 2022.

No ano passado, ocorreram 287.915 atendimentos. O número engloba os iniciais e retornos, bem como os presenciais e virtuais. Na capital foram 98.653 e no interior 24.483, superando o registrado antes da pandemia. Em 2019, foram 281.796 atendimentos. Já em 2020, ano em que os atendimentos presenciais foram suspensos e deram lugar aos virtuais, ocorreram 274.022. No ano seguinte, houve uma queda para 230.371.

Neste ano, a DPE-RR já contabiliza 138.340 atendimentos. Até o momento, Boa Vista registra 52.948 e no interior, 13.386. A mudança na capacidade de atendimento, com a ampliação de 30%, ocorreu em janeiro.

Conforme o defensor público-geral, Oleno Matos, um fortalecimento financeiro na DPE-RR fomentará mais avanços em prol da garantia de direitos. Nesta sexta-feira (19), a Defensoria completa 23 anos de fundação, com uma demanda cada vez maior.

FOTOASCOM/DPE

 Esperamos melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão, que é a maior missão da Defensoria 

 

“Dentro do Sistema de Justiça, ainda não temos a valorização orçamentária necessária para fazer com que a Defensoria cumpra a sua missão constitucional de levar assistência jurídica a todo cidadão de Roraima. Mais recursos significa que poderemos ampliar o número de unidades, de servidores e de membros. Com esse aumento de capacidade, estamos trabalhando arduamente para fornecer um atendimento de qualidade. A demanda é grande e reconhecemos a importância de continuarmos expandindo nossos serviços”, salientou Matos.

DEFENSORIA DO FUTUROO ano de 2023 também está marcado pelo início de uma jornada rumo à modernização da Defensoria Pública do Estado de Roraima. Em conjunto com o Instituto Áquila Consultoria, desde setembro de 2022, a instituição elaborou um planejamento estratégico com o objetivo de tornar os serviços prestados à população roraimense cada vez melhores.

FOTOASCOM/DPE

 

Essa iniciativa, chamada de “Defensoria do Futuro”, está pautada no desenvolvimento de melhorias nos três níveis da estrutura da instituição: estratégico, tático e operacional. Para os níveis estratégico e tático, foi elaborada a Gestão Estratégica, que contempla o Planejamento Estratégico 2023 – 2026, com o diagnóstico da instituição, a identidade institucional, os principais objetivos e projetos estratégicos de melhoria a serem implantados, assim como os indicadores e as metas que acompanharão o resultado das ações propostas.

Entre os objetivos a serem alcançados, estão a criação de núcleos especializados, implantação de sedes em municípios sem comarca e construção de uma unidade da DPE-RR na zona Oeste de Boa Vista.

FOTOASCOM/DPE

 

“Esperamos melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão, que é a maior missão da Defensoria. É aquilo que a Constituição determina, a prestação da assistência jurídica gratuita ao cidadão carente, mas disponibilizada da melhor maneira possível. Não tenho dúvidas de que a população já começou a sentir essas mudanças positivas”, afirma o defensor-geral.

Top