Projeto de implantação do GLPI

Projeto de Implantação do GLPI na Defensoria Pública do Estado de Roraima 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima conta atualmente com 330 (trezentos e trinta) computadores, distribuídos entre os prédios da Sede de Administração Superior, Prédio Administrativo/Criminal, Fórum Criminal, Centros de Atendimento e Peticionamento Inicial (CAPIs), Comarcas de Alto Alegre, Bonfim, Pacaraima, Caracaraí, Rorainópolis, Mucajaí, São Luiz do Anauá, além de impressoras, scanners, e outros ativos de TI, como roteadores, switches, rádios wifi, etc.

Tais equipamentos demandam diariamente ajustes, configurações e suporte a usuários, assim como o controle de localização, e no caso dos computadores, quais softwares têm instalados.

A escolha então pela ferramenta GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática) é a mais indicada, pois esta ferramenta possibilita desde o cadastramento dos computadores via remota e automatizada, acompanhamento dos softwares instalados, bem como acompanhamento de chamados via helpdesk, com um nível de detalhamento muito bom, além de ser software livre, ou seja, não há custo de licenciamento para instalação, incidindo apenas custo para treinamento.

Principais características e facilidades do GLPI:

  • É um sistema de gerenciamento de incidentes e soluções de service desk.
  • É um software de código aberto e escrito em PHP e distribuído sob licença GPL.
  • A ferramenta proporciona total controle dos ativos de TI, usuários e serviços.
  • É desenvolvido com base nos princípios das boas práticas presentes na ITIL v.3 (Information Technology Infrastructure Library - ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação) e seu desenvolvimento se dá de forma colaborativa entre vários indivíduos ao redor do mundo.
  • Utiliza tecnologia de programação: PHP, AJAX, HTML, CSS;
  • Banco de dados: MySQL;
  • Interface: WEB;
  • Plataforma: Multiplataforma;
  • Licença: GPL V2;
  • Autenticação: Compatível com Local, POP/IMAP, CAS, LDAP (OpenLDAP, AD, Samba4)

Funcionalidades do GLPI

O GLPI possui um conjunto muito grande de funcionalidades para gerenciamento de ambientes de TI, os quais podem ser expandidas através da adição de plug-ins. Dentre as principais funcionalidades pode-se destacar:

  1. Gestão de Help Desk;
  2. Gestão de inventários;
  3. Gestão de contratos, clientes, contatos e fornecedores;
  4. Gestão financeira dos componentes inventariados;
  5. Relatórios e estatísticas;
  6. Gestão de reservas;
  7. Integração com o OCS Inventory NG;
  8. Gestão de Projetos.

Destes itens acima, a implantação do GLPI na DPE/RR será, a princípio, a Gestão de Help Desk e de inventários de ativos de TI.

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