Stélio Dener participa de audiência sobre direitos da pessoa com deficiência e conferência estadual das idades

A agenda de compromissos desta quarta-feira, 13, do defensor público-geral em exercício, Stélio Dener, encerrou a noite. Na parte da tarde ocorreu a audiência pública sobre os direitos da pessoa com deficiência, cujo tema “Todos juntos: Educação e Saúde em Respeito às Diferenças” norteou as discussões. Já, às 19h, o gestor fez parte da mesa de autoridades na VI Conferência Estadual das Cidades de Roraima.

A audiência pública, que aconteceu no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima, contou além do defensor Dener, que compôs mesa por solicitação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, da presença da colega defensora, Paula Regina Pinheiro.

“Atendemos pessoas menos favorecidas, e pessoa com deficiência é um dos nossos focos de atuação, principalmente, no que diz respeito à garantia de direitos como acessibilidade, auxílio, saúde, entre outros. A Defensoria Pública atua em vários momentos em parceria com a própria Assembleia e demais órgãos voltados à causa”, ressaltou.  

De acordo com o presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, deputado Valdenir Ferreira, a audiência pública objetivou chamar atenção para realizar políticas públicas que melhore a qualidade de vida da pessoa com deficiência.

O evento foi marcado com relatos emocionantes, apresentações culturais e também pelo pedido do cumprimento da legislação para pessoas com deficiência. Além da Defensoria Pública, também estiveram presentes o Tribunal de Justiça de Roraima, a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Ordem dos Advogados do Brasil, instituições de ensino superior, associações como também o Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência.

No final da audiência, foi elaborado um documento que será encaminhado a todos os órgãos competentes.

CONFERÊNCIA – o auditório do Palácio da Cultura sediou a abertura da IV Conferência Estadual das cidades de Roraima. O evento, que encerra nesta sexta-feira (15), é promovido pela SEAMPU (Secretaria de Estado de Articulação e Política Urbana), juntamente com o Conselho Estadual das Cidades.

Dener ressaltou o papel da Defensoria dentro das discussões a respeito do desenvolvimento das cidades. “A intenção dessa Secretaria Estadual é de envolver toda a comunidade para elaborar políticas públicas. Enquanto, a presença da Defensoria aqui [audiência] buscar melhorias cada vez mais para garantir o acesso à justiça”, mencionou Dener.

 

ASCOM 

Top