AÇÃO SOCIAL: População do Caimbé contou com a participação da Defensoria

A DPE (Defensoria Pública do Estado) participou da Ação Social Itinerante de Atendimento às Mulheres do Programa: Mulher Viver sem Violência. O evento ocorreu na Escola Mário David Andreazza, localizada no bairro Caimbé, na última sexta-feira (25).

Organizado pela Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social) por meio da CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres) a ação atendeu mulheres e comunidade em geral.

“Nós trouxemos a Defensoria, um órgão responsável por realizar um serviço muito importante de acesso à justiça aos visitantes que necessitam de orientação jurídica”, comentou a assessora técnica da Coordenação de Mulheres, Stefany Rocha.

De acordo com Stephany, o intuito da ação é levar os serviços de atendimento a mulher para a comunidade, porque geralmente não se têm esses atendimentos tão facilmente.

Além da DPE Itinerante, a ação contou com psicólogo, assistente social e dois clínicos gerais. Na questão da documentação, o instituto de identificação estava responsável por emitir a carteira de trabalho para a população.

No evento, houve apresentações culturais e palestras sobre a Lei Maria Penha para que os presentes possam conhecer e combater essa violência. A ação trouxe oficinas de artesanato para trabalhar a autonomia econômica das mulheres e alguns serviços de beleza para estimular a autoestima das presentes.

O público contou também com nutricionista para falar de alimentação saudável, e o quanto que é importante uma boa alimentação. Para as crianças, a ação disponibilizou um espaço lúdico, buscando fomentar um momento de interação social.

“Nós precisamos ter mais vezes esse tipo de evento para atender a comunidade, porque os pais dos alunos procuram esses serviços, mas é muito distante. Tendo esse tipo de atendimento aqui na escola, a comunidade vem usufruir desse serviço prestado para eles. É muito importante para nós, comunidade escolar, disponibilizar esse tipo de serviço aqui na nossa escola” comentou a gestora da escola, Maria Luzia Pinheiro.

Os serviços ofertados pela DPE Itinerante são nas áreas de: ação e execução de alimentos, reconhecimento e dissolução de união estável, guarda e responsabilidade, alvará judicial, interdição, divórcio, retificação de registros públicos, 2ª via de certidão de nascimento, informações sobre processos cíveis e criminais e demais orientações jurídicas.

 

ASCOM DPE

Top