VIDEOCONFERÊNCIA: Atendimento a usuários da Defensoria passa por aperfeiçoamento

Chamada de vídeo via WhatsApp pretende agilizar o atendimento

 

O atendimento a distância por meio de mensagens via WhatsApp, entre o defensor público, a defensora pública e o usuário da DPE (Defensoria Pública do Estado) - devido ao novo coronavírus – passou por um aperfeiçoamento. O novo formato permite que o assistido seja atendido por videoconferência, cuja gravação será registrada e anexada aos autos do processo.

A nova ferramenta, desenvolvida pela equipe de Divisão de Infraestrutura de Tecnologia de Informação da DPE, continua destinada aos casos urgentes e com risco de perecimento de direito, conforme a Portaria Conjunta nº 01/2020/DPG. 

De acordo com o chefe de Divisão de Infraestrutura de TI da DPE, Flávio Almeida, além dos atendimentos à população do estado, a ferramenta web também é aberta à realização de salas de reuniões internas e sessões. “Nesse sistema, serão permitidas as salas tanto para o administrativo produzir as reuniões, por setor ou modo geral, assim como também pode ser utilizado para acesso externo aos assistidos da Defensoria. Cada gabinete poderá, diante de uma situação de atendimento, criar uma sala específica e encaminhar o link para o assistido acessar”, declarou.

O primeiro atendimento virtual aconteceu com a defensora pública Elceni Diogo e a assistida Leila Maria Pereira Machado, de 47 anos de idade, recepcionista em uma unidade de saúde. Também do outro lado da tela do vídeo, estava o ex-marido de Leila, M. P., que não quis se identificar.

A recepcionista elogiou a iniciativa da Defensoria. “Agradeço pela Defensoria ter continuado os atendimentos mesmo a distância. Saí satisfeita, porque o acordo consensual foi realizado. Entrei com a ação há menos de um mês e já fui atendida. O melhor disso tudo é que não precisei sair de casa, economizei tempo e dinheiro”, comentou.

Elceni explicou que a videoconferência realizada hoje tratou de um divórcio entre as partes. “De maneira que o senhor não era alfabetizado e, portanto, não teria como atender via WhatsApp, e respeitando outras pessoas que passam por essa situação de não saber escrever, pensamos um método por videoconferência. O tempo foi otimizado e houve o acordo entre as partes. Ocorreu tudo perfeitamente”, comentou. 

O defensor público-geral, Stélio Dener, ressalta que os atendimentos a distância são exclusivos para casos urgentes e com risco de perecimento de direitos. “Devido à pandemia, estamos atendendo os casos urgentes. Aqueles casos que não forem urgentes terão que aguardar até o retorno das atividades presenciais da Defensoria”, frisou.   

Os atendimentos ao público continuarão por meio eletrônico, via videoconferência, celular, WhatsApp e links disponibilizados no site da Defensoria.

Segundo Stélio Dener, a Defensoria, neste momento de COVID-19, deve zelar pela saúde de todos e trabalhar incansavelmente para continuar assegurando os direitos essenciais e urgentes dos assistidos.

 

ASCOM DPE/RR: (095) 99118-1697

Top