ITINERANTE NO CANTÁ: DPE-RR garante curatela para jovem com deficiência em menos de 24 horas

 

Valdilene, que é filha de pescadores, sofreu um acidente quando tinha apenas um ano e meio de idade

Foto: ASCOM/DPE-RR

 Equipe da Defensoria Itinerante realizou diligência na casa dos assistidos

 

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) garantiu, em menos de 24 horas, a curatela para a jovem Valdilene Nascimento, de 19 anos, que possui deficiência e vive no município de Cantá.

Valdilene, que é filha de pescadores, sofreu um acidente quando tinha apenas um ano e meio de idade. Após a queda, ela começou a convulsionar e perdeu os movimentos. Desde então, seus pais lutavam para garantir seus direitos e acesso a serviços essenciais.

Na quarta-feira (20), o casal Alcemir Almério, 52 anos, e Vaneide Nascimento, 49 anos, buscaram atendimento na Defensoria Itinerante na Vila Félix Pinto. Lá, solicitaram a curatela para a filha, que necessita de acompanhamento médico constante e auxílio para realizar atividades básicas do dia a dia.

A ação foi protocolada na quinta-feira (23) e a decisão judicial, favorável à curatela provisória ao pai da jovem, foi proferida na sexta-feira (24).

“Diante da situação vulnerável da família e da urgência do caso, a DPE-RR realizou diligência na casa dos assistidos e constatou as dificuldades enfrentadas por Valdilene e seus pais. Com a ação protocolada na quinta-feira, a Defensoria Pública obteve a decisão judicial favorável à curatela provisória em menos de 24 horas. A partir de agora, Alcemir poderá representar sua filha em questões jurídicas e administrativas, assegurando seus direitos e acesso a benefícios e serviços”, explicou o coordenador da Defensoria Itinerante, Regis Braga.

Ao receber a notícia da decisão judicial, os pais de Valdilene se emocionaram e agradeceram o trabalho da Defensoria Pública, pois agora poderão resolver as demandas da filha junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras instituições.

Foto: ASCOM/DPE-RR

Alcemir Almério e Vaneide Nascimento, buscaram ajuda da Defensoria Itinerante para garantir a curatela da filha

 

DEFENSORIA ITINERANTE

 

De 18 a 22 de março, a DPE-RR e o Instituto de Identificação Odílio Cruz de Roraima (IIOC/RR) atenderam um total de 442 pessoas no município de Cantá.

Na Vila P.A Taboca, foram realizados 48 atendimentos, e na Comunidade Campinho, foram 111. Seguindo a programação, a Vila Félix Pinto totalizou 109 protocolos. Também foram atendidas, a Vila Central, com 82, e a sede do Cantá que somou ainda 92 atendimentos finalizados.

A Defensoria Itinerante é uma forma de aproximar a justiça da população, oferecendo serviços como reconhecimento e dissolução de união estável, regulamentação de guarda e alimentos, entre outros para moradores de locais de difícil acesso.

Para mais detalhes sobre o cronograma, datas, locais, horários e demais informações sobre as ações da Defensoria itinerante, acompanhe o perfil do Instagram da Defensoria Pública @defensoriarr ou pelo site defensoria.rr.def.br.

 

ATENDIMENTO

 

Na capital, a população também pode buscar os serviços da Defensoria por meio do atendimento virtual do DIVA, no aplicativo de conversas WhatsApp, no número (95) 2121-0264, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Top